Ir direto para menu de acessibilidade.
  • YouTube
Início do conteúdo da página
Publicações

CURSO do Projeto Entretodos: Uma introdução à expressão audiovisual no contexto da cidadania e Direitos Humanos

Publicado em Quinta, 14 de Julho de 2022, 15h55 | por Edineia Lazaro Souza | Voltar à página anterior
 
Ao longo de suas últimas edições o Festival Entretodos vem apresentando o curso “Uma introdução à expressão audiovisual no contexto da cidadania e Direitos Humanos” com o intuito de abordar as dinâmicas que a linguagem audiovisual abarca e, de forma introdutória, apresenta aos estudantes os recursos que ela mobiliza. Neste ano de 2022 o curso correrá de modo híbrido, entre presencial e o ambiente digital, possibilitando o acesso de alunos de locais diferentes às aulas. A intenção é a de habilitar os alunos ao conhecimento dos processos de criação e produção de uma peça audiovisual - dramaturgia, estruturas narrativas, roteiro e produção – para que percebam e compreendam os desdobramentos que dali advém, com destaque para o ato de mediar que ocorre paralelamente à fruição da obra em foco, juntamente ao trabalho dos temas de cidadania e direitos humanos.
 
Os participantes estarão habilitados como mediadores na semana do Entretodos com remuneração em horários flexíveis.

Especificações

Prazo para inscrição: até 10/08/2022
Início Previsto: 20/08/2022
Término Previsto: 03/09/2022
Link para Inscrição: https://forms.gle/44T7MUaFKf3wuRPw6 
 
Carga horária Total da Formação: 24 horas de formação e atividades práticas (3 encontros – que ocorrerão simultaneamente entre remoto e presencial) de 8 horas cada e atividades teóricas e práticas à distância.
Periodicidade: semanal - aos sábados (20 e 27/08 e 03/09/2022) - das 9h30h às 17h30h
Participantes: 30 vagas dispostas do seguinte modo: 13 vagas pra ampla concorrência; 10 vagas para servidores e alunos do IFSP; 5 vagas para pessoas negras; 1 vaga para pessoa com deficiência; 1 vaga para imigrantes e refugiados



Conteúdo do curso

- Abordagem teórica com enfoque nos elementos da História da arte, considerando a difusão e a construção da imagem sob os aspectos da semiótica.
- Abordagem sobre os diversos formatos de narrativa, considerando as  funções de cada uma e a própria função da mídia, analisando as interferências das narrativas.
- Análise do audiovisual como ferramenta,considerando as escolhas estéticas da linguagem presentes nos filmes sob o aspecto do som, da fotografia e da finalização, juntamente com exercícios de fruição de obras audiovisuais.
- Processos de Mediação e Difusão, abordando a interação com o público e as modalidades de vínculo que ocorrem por meio das personagens, contextos e narrativa, estabelecendo o audiovisual como importante instrumento de mediação e difusão transversal interagindo de forma ampla com a cultura do entorno, seja do ponto de vista político, artístico ou e social.
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página