Ir direto para menu de acessibilidade.
  • YouTube
Início do conteúdo da página
Publicações Institucionais

Curso de Letras do Câmpus Pirituba é avaliado com nota máxima pelo MEC

Publicado em Quinta, 29 de Setembro de 2022, 14h36 | por Edineia Lazaro Souza | Voltar à página anterior

A licenciatura obteve nota 5 na avaliação que considerou organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura 

 Somos todos Letras! Alunos fazem o L para identificar o curso, que agora tem nota máxima na avaliação do MEC

 

O curso de Letras Português/Inglês do Câmpus Pirituba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) recebeu nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Essa avaliação identifica as condições de ensino oferecidas aos estudantes levando em conta três dimensões: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura.

E o que significa então receber a nota máxima? Significa que o curso atingiu o nível mais alto de qualidade considerando os três eixos analisados. Para a coordenadora do curso, Patrícia Horta, a nota 5 traz a sensação de esforço reconhecido e decorre do cuidado em ofertar um curso de qualidade. “Estamos sempre buscando a excelência do corpo docente, o rigor com a organização didático-pedagógica e a melhoria na infraestrutura”.

Na cidade de São Paulo, há apenas dois cursos, públicos e gratuitos, de Letras com dupla habilitação: o da USP e o do IFSP Pirituba. Segundo a coordenadora do curso, a Licenciatura do Câmpus Pirituba tem ainda mais uma característica importante: é um dos poucos cursos de Letras que têm a preocupação de formar professores capazes de ministrar aulas de literatura tão bem quanto aulas de línguas.

Eduardo Vilalon é um dos egressos do curso nota máxima. Depois de 20 anos afastado das salas de aula, o agora professor resolveu encarar a graduação em Letras. Ele conta que entrou com a ideia de que o curso seria apenas “gramática”, mas se surpreendeu ao ver que há um forte aspecto social, no sentido de contextualizar não apenas a gramática, como normativa e descritiva, por exemplo, mas também o discurso de maneira geral, o que ainda inclui a Literatura. “Aliás, o que me levou para o curso foi a gramática e eu saí dele levantando a bandeira da literatura”, diz.

O curso de Letras do Câmpus Pirituba tem por objetivo formar professores de Língua Portuguesa, de Língua Inglesa e de suas respectivas Literaturas para atuarem na educação básica (segunda etapa do ensino fundamental e ensino médio), em especial no ensino público. “Formamos nossos egressos com conhecimentos modernos sobre as línguas e as metodologias de ensino que estejam adequadas às demandas da educação contemporânea”, ressalta Patrícia.

Quando perguntado sobre as habilidades que o curso lhe proporcionou, Eduardo respondeu que as primeiras que vêm à cabeça são as ligadas ao socioemocional. “Sendo um curso da área de humanas e, mais ainda, um ligado à comunicação, sempre nos foi ressaltado que o aluno não é uma máquina de aprender”. Segundo ele, durante a graduação foi muito reforçado que o aprendizado depende também dos fatores extrassala, de compreender a condição familiar, econômica e social do aluno.

Para Eduardo, um diferencial muito importante do curso é o fato dele ter um corpo docente experiente, quase inteiramente composto por doutores. “Além da formação acadêmica, muitos deles têm experiência de anos e anos de sala de aula na Educação Básica (e continuam tendo, já que quase todos lecionam para o ensino médio do próprio câmpus), o que é importantíssimo para a nossa formação, já que é um curso de licenciatura”.

Quanto aos aspectos práticos do curso, Eduardo explica que disciplinas mais ligadas à didática e ao estágio são a base para quem de fato for lecionar. O curso trouxe, por exemplo, aulas sobre como formular critérios de avaliação, analisar materiais didáticos, pesquisar e aplicar metodologias ativas. “Foi muito enriquecedor entender como planejar e executar uma aula e me deu uma boa base para a prática em sala de aula”.

Aliás, antes mesmo de colar grau, Eduardo já conseguiu aulas de inglês numa escola estadual na cidade de São Paulo.  Logo na sequência, surgiu a possibilidade de lecionar também em outra escola. Como não conseguiu conciliar os horários nos dois locais, ele optou por ficar em apenas uma das escolas, e atualmente ministra aulas nesta com a carga horária quase totalmente preenchida.

Curso e áreas de atuação

Os cursos de Licenciatura em Letras formam, especificamente, professores de Português e/ou de Língua Estrangeira, sendo, no Câmpus Pirituba, habilitados para atuarem no ensino fundamental II e no ensino médio.

Porém, a área de Letras é uma das que possui um dos mais amplos campos de atuação. Além da educação básica, o professor encontra muitas oportunidades de trabalho em escolas de idiomas, no Brasil e no exterior. A área de tradução também é específica do profissional de Letras. Quem opta por trabalhar como tradutor ou tradutora encontra vagas em empresas multinacionais, eventos internacionais, editoras, aeroportos e embaixadas, por exemplo.

Além disso, as áreas de revisão e de editoração oferecem oportunidades aos profissionais de Letras em editoras, jornais, agências de publicidade. O revisor de textos pode, inclusive, trabalhar como autônomo.

Acesse https://ptb.ifsp.edu.br/index.php/superiores/licenciatura-em-letras-portugues-ingles para saber mais sobre o curso.

 

Fim do conteúdo da página