Página inicial > Modalidades de Bolsas > Páginas Estáticas > ADS - Atividades de Extensão

ADS - Atividades de Extensão

Publicado: Segunda, 26 de Abril de 2021, 19h01 | Última atualização em Segunda, 26 de Abril de 2021, 19h01 | Acessos: 8618

A extensão é um processo educativo, cultural, político, social, científico e tecnológico que promove a interação dialógica e transformadora entre a comunidade acadêmica do IFSP e diversos atores sociais, contribuindo para o processo formativo do educando e para o desenvolvimento regional dos territórios nos quais os Câmpus se inserem. Indissociável ao Ensino e à Pesquisa, a Extensão configura-se como dimensão formativa que, por conseguinte, corrobora com a formação cidadã e integral dos estudantes.

Pautada na interdisciplinaridade, na interprofissionalidade, no protagonismo estudantil e no envolvimento ativo da comunidade externa, a Extensão propicia um espaço privilegiado de vivências e de trocas de experiências e saberes, promovendo a reflexão crítica dos envolvidos e impulsionando o desenvolvimento socioeconômico, equitativo e sustentável.

As áreas temáticas da Extensão refletem seu caráter interdisciplinar, contemplando Comunicação, Cultura, Direitos humanos e justiça, Educação, Meio ambiente, Saúde, Tecnologia e produção e Trabalho. Assim, perpassam por diversas discussões que emergem na contemporaneidade como, por exemplo, a diversidade cultural.

As ações de extensão podem ser caracterizadas como programa, projeto, curso de extensão, evento e prestação de serviço. Todas devem ser desenvolvidas com a comunidade externa e participação, com protagonismo, de estudantes. Além das ações, a Extensão é responsável por atividades que dialogam com o mundo do trabalho como o estágio e o acompanhamento de egressos. Desse modo, a Extensão contribui para a democratização de debates e da produção de conhecimentos amplos e plurais no âmbito da educação profissional, pública e estatal.

No IFSP Câmpus São Paulo Pirituba, as ações de extensão são desenvolvidas pautadas nos eixos comunicação, Cultura, Direitos humanos e justiça, Educação, Meio ambiente, Saúde, Tecnologia e produção e Trabalho e com o envolvimento da comunidade. Temas relacionados à cultura afro brasileira, à diversidade, ao empoderamento feminino, ao desenvolvimento sustentável, cidadania e democracia, ao mercado de trabalho, entre outros foram contemplados por meio das ações de extensão. Relacionados ao curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, são ofertados cursos sobre o uso das tecnologias no cotidiano e sua influência no mercado de trabalho, palestras sobre o papel da TI nas empresas, oportunidades e experiências profissionais foram realizadas. A inserção da 3ª idade no contexto das tecnologias atuais também foi considerada. Portanto, o planejamento de ações que envolvam a comunidade e permitem sua atualização diante da realidade tecnológica e o conhecimento do desenvolvimento tecnológico estão presentes nas ações de formação do IFSP-Câmpus Pirituba.

Das ações de Extensão desenvolvidas no ano de 2018, em cursos de formação inicial e continuada, participaram 1306 pessoas da comunidade externa. Já em eventos de extensão, participaram 300 pessoas e em projetos de extensão 200 pessoas.

Em 2019, dois projetos de extensão propostos por servidores do Câmpus foram contemplados em editais de fomento da PRX e contaram com a participação de docentes do curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. São eles: o projeto Mulheres do IFSP, destinado ao fomento iniciativas voltadas à formação cidadã e à qualificação profissional de mulheres maiores de 16 anos, em situação de vulnerabilidade social, que apresentem pouca ou nenhuma escolaridade, preferencialmente pertencentes a grupos sociais específicos, que habitam o entorno do Câmpus; e o projeto Práticas Extensionistas - Dialogando com a Sociedade, que fomentou projetos articulados com o ensino e pesquisa e, que propiciem a articulação da comunidade acadêmica e da sociedade do entorno dos Câmpus no desenvolvimento de atividades para o mapeamento de demandas de atuação dos Câmpus.