Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

NAPNE - FAQ

Publicado: Segunda, 12 de Abril de 2021, 15h52 | Última atualização em Segunda, 12 de Abril de 2021, 15h52 | Acessos: 235

Sejam bem-vindos (as) à página de perguntas frequentes do NAPNE. Aqui você encontrará as perguntas e respostas mais frequentemente feitas para a equipe NAPNE. Caso sua dúvida não esteja nessa página, faça contato conosco por meio do nosso e-mail e teremos o maior prazer em esclarecer: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  1. O que é NAPNE?

R: NAPNE é a sigla para Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, e consiste em um grupo que media as ações inclusivas nos câmpus do IFSP.

 

  1. Qual o público-alvo do NAPNE?

R: O NAPNE possui como público-alvo, todos os estudantes que possuem alguma necessidade educacional específica, ou seja, estudantes com qualquer tipo de deficiência (visual, auditiva, física, intelectual, múltipla), transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação.

Entende-se como pessoas com deficiência, aquelas que têm impedimentos permanentes, de longo prazo, temporários ou intermitentes, de natureza física ou intelectual ou sensorial, que em interações com outras barreiras, podem causar a obstrução de sua plena e efetiva participação na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.

Entende-se como Transtorno do Espectro Autista, a deficiência persistente e clinicamente significativa da comunicação e interação sociais, manifestada por deficiência marcada de comunicação verbal e não verbal usada para interação social; ausência de reciprocidade social; e falência em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento.

E, por fim, entende-se como estudantes com altas habilidades e superdotação, aqueles que demonstram elevado potencial intelectual, acadêmico, de liderança, psicomotricidade e/ou arte, de forma isolada ou combinada. Apresentam também elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.

 

  1. Quem compõe o NAPNE?

R: O NAPNE é composto por uma equipe básica, formada por pelo menos um pedagogo, um psicólogo, um assistente social e um técnico em assuntos educacionais, podendo também fazer parte docentes e servidores técnicos-administrativos do IFSP e pessoas da comunidade escolar, como pais e alunos, que se identificam com a temática de inclusão.

 

  1. Quais são os objetivos do NAPNE no câmpus?

R: Criar a cultura da educação para a convivência, o respeito à diversidade, a promoção da acessibilidade arquitetônica, bem como a eliminação das barreiras educacionais e atitudinais, incluindo socialmente a todos por meio da educação;

- Prestar apoio educacional aos estudantes com deficiência, com transtorno do espectro autista e/ou com altas habilidades/superdotação do campus;

- Difundir e programar as diretrizes de inclusão dos estudantes com deficiência, com transtorno do espectro autista e/ou com altas habilidades/superdotação no campus;

- Integrar os diversos segmentos que compõem a comunidade escolar do campus para desenvolver sentimento de corresponsabilidade na construção da ação educativa de inclusão;

- Promover a prática democrática e as ações inclusivas para estudantes com deficiência, com transtorno do espectro autista e/ou com altas habilidades/superdotação como diretrizes do câmpus.

 

  1. O que o NAPNE faz no câmpus?

- Promove ações inclusivas de todo tipo, buscando o envolvimento do público-alvo da educação especial e de toda comunidade escolar.

registrado em:
Fim do conteúdo da página