Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Graduações > Engenharia de Produção
Início do conteúdo da página

Engenharia de Produção

Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2017, 23h12 | Última atualização em Segunda, 06 de Maio de 2019, 18h13 | Acessos: 2998

Objetivo Geral:

O curso de Engenharia de Produção do Câmpus São Paulo Pirituba visa suprir a necessidade de formação profissional tecnológica gratuita, disponibilizando ao mercado local e global um profissional com sólida formação técnico-científica, visão sistêmica e generalista, capaz de transformar a realidade na qual está inserido, através da solução de problemas, e aplicação do conhecimento adquirido para adaptar-se aos diferentes cenários do mercado de trabalho, projetando, implantando, readequando, e gerenciando sistemas produtivos, de bens ou serviços, com o propósito persistente de busca por melhoria contínua, respeitando além de fatores econômicos, o elemento humano, o meio ambiente, e os contextos sociais, políticos e culturais.

Para o desenvolvimento e formação do profissional, o curso de Engenharia de Produção proposto oferece uma estrutura curricular balanceada, com estratégias como a mescla de disciplinas básicas e disciplinas da realidade do engenheiro de produção, fomentando o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático e o entendimento de fenômenos físicos, essenciais ao profissional e ao andamento do curso, de forma concomitante à apresentação do mundo do trabalho.

A estrutura do curso busca promover o contato do aluno com a realidade do mercado, na qual poderá aplicar os conhecimentos teóricos desenvolvidos, seja por meio das disciplinas de projeto integrador, ou de estágios.

 

Objetivos Específicos:

O curso proposto de Engenharia de Produção tem como objetivos específicos:

  • Fornecer capacitação técnica e visão sistêmica;
  • Desenvolver o pensamento investigativo, analítico e inventivo do engenheiro;
  • Capacitar o aluno para a sua atuação nos diferentes sistemas de produção;
  • Instigar a atitude empreendedora, e formação da visão de si próprio como agente de transformação da realidade;
  • Despertar o interesse pela pesquisa;
  • Fomentar o desenvolvimento meios de contato e colaboração com o setor produtivo, como empresas júnior, hotéis de projetos, incubadoras;

 

Perfil Profissional do Egresso:

O Engenheiro de Produção atua no projeto, implantação, operação, otimização e manutenção de sistemas integrados de produção de bens e serviços. Em sua atividade, incorpora aos setores produtivos, conceitos, técnicas e ferramentas da qualidade administrativa. Coordena e supervisiona equipes de trabalho; realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e os impactos sócio-ambientais. Com sua formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, está capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

 

Identificação do Curso:

O curso de Engenharia de Produção do campus São Paulo/Pirituba está estruturado para que suas atividades sejam realizadas em 10 semestres. O curso será ofertado no período integral, com aulas de 50 minutos.

 

Câmpus

São Paulo Pirituba

Forma de oferta

Presencial

Início de funcionamento do curso

1º semestre/2019

Turno

Integral

Vagas Anuais

40

Nº de semestres

10

Carga Horária Mínima Obrigatória

3600 horas

Carga Horária Optativa

50 horas

Carga Horária Presencial

3600 horas

Duração da Hora-aula

50 minutos

Duração do semestre

20 semanas

Grade: clique aqui.

PPC: Clique aqui.

Coordenador: Prof. Me. Fernando César Mendonça (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Forma de Ingresso: SISU (http://www.sisu.mec.gov.br)

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página