Ir direto para menu de acessibilidade.
  • YouTube
Início do conteúdo da página

Segundo Dia - Inovação e cultura

Escrito por Cris Viveiros | Publicado: Quarta, 12 de Novembro de 2025, 15h02

O segundo dia da Semana de Ciência e Tecnologia do IFSP Campus Pirituba contou com atividades dinâmicas que reuniram estudantes, servidores e visitantes em uma programação repleta de aprendizado, troca de experiências e demonstrações de inovação tecnológica, questões sociais e cultura. 

Palestra - ChatGPT

A quinta-feira (23) começou com o auditório cheio logo pela manhã. Das 10h às 12h, o Campus SP Pirituba recebeu o professor do Campus São Paulo, Miguel Ângelo de Abreu de Sousa, para ministrar a palestra “Como funciona o ChatGPT? Fundamentos e desafios da Inteligência Artificial”.

A apresentação ofereceu ao público uma explicação clara e envolvente sobre a evolução das tecnologias de Inteligência Artificial, abordando o caminho que levou à criação do ChatGPT e promovendo reflexões sobre seus impactos sociais, éticos e tecnológicos — tanto os aspectos positivos quanto os desafios que essa ferramenta traz para o futuro.

Imagem 1
 
Imagem 2
 
Imagem 3
 
  ? Mais fotos  AQUI

Demonstração Prática

Na área externa do campus, os orientandos do professor Miguel Angelo realizaram uma demonstração prática de implementações de aprendizagem por reforço, permitindo ao público conhecer aplicações reais dessa técnica de IA e seus potenciais em diferentes áreas. 

Imagem do WhatsApp de 2025-10-22 à(s) 16.10.07
Inteligência Artificial - hype ou realidade com Vinicius Esteves Pacheco (6) 

? Mais fotos  AQUI


Exposição - Instituto Eldorado

No espaço externo do campus, a Exposição do Instituto Eldorado foi um dos destaques do dia. A atividade, conduzida pela líder de projetos na área da educação, Daniela Cartoni, apresentou protótipos e jogos tecnológicos interativos, despertando o interesse de estudantes, servidores e visitantes. O público pôde conhecer de forma prática soluções criativas e inovadoras desenvolvidas pelo instituto, evidenciando a aplicação da tecnologia em diferentes contextos.

Reconhecido como um dos principais centros de pesquisa e inovação tecnológica do país, o Instituto Eldorado atua em áreas estratégicas como agronegócio, energia, óleo e gás, TIC, saúde e setor automotivo. Sua participação na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFSP Pirituba reforçou a importância da aproximação entre instituições de ensino e polos de desenvolvimento tecnológico, ampliando as possibilidades de aprendizado e o contato dos estudantes com tendências emergentes e aplicações reais do mercado.

Ao final da exposição, o campus recebeu um convite especial para conhecer a sede do Instituto Eldorado, em Campinas, onde são desenvolvidos projetos de destaque, como o Apple Developer Academy e o TIC em Trilhas, voltado à formação e capacitação em tecnologia.

? Mais fotos AQUI 


Palestra 

 Após o intervalo do almoço, às 14h, o auditório recebeu o professor da ETEC Milton César Rodrigues, ex-docente do IFSP Pirituba, que participou da SNCT com a palestra “Projeto Melipotec – A Criação de um Meliponário como Prática Pedagógica”

Durante a apresentação, o professor explicou que o Projeto Melipotec surgiu com o objetivo de integrar o ensino teórico às práticas sustentáveis, utilizando a criação de abelhas sem ferrão (meliponíneos) como recurso pedagógico.

A iniciativa promove a conscientização ambiental, o respeito à biodiversidade e o aprendizado interdisciplinar, envolvendo áreas como biologia, química, meio ambiente e gestão e estimula o protagonismo estudantil, a pesquisa aplicada e o desenvolvimento de competências socioambientais, aproximando os alunos de temas relevantes como polinização, preservação de espécies nativas e produção sustentável de mel.

Prof Miguel

📷 Mais fotos AQUI


Compartilhamento de Experiência Acadêmica no Canadá

Em seguida, também no auditório, os professores do IFSP Pirituba, Alexandre José Romagnoli e Wilian Ramalho Feitosa, compartilharam suas experiências internacionais, incentivando os estudantes a buscarem oportunidades de intercâmbio e pesquisa.

Romagnoli e Feitosa foram selecionados para participar, em Toronto (Canadá), do Curso de Imersão de Comunicação em Língua Inglesa, uma oportunidade de capacitação destinada aos servidores do IFSP. O programa é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PRX) e pela Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI/Arinter), em parceria com o ILSC Education Group, instituição canadense de ensino de idiomas que oferece cursos de imersão em cidades como Toronto, Vancouver e Montreal.


Captação de Recursos para ONGs

Depois, das 16h às 18h, no auditório, ocorreu a palestra “Captação de Recursos para ONGs”, voltada especialmente aos alunos de Tecnologia em Gestão Pública, resultante do projeto de extensão. As estudantes bolsistas: Isabelly Vitória, do 6º semestre do curso de engenharia de produção, e Ester Bueno, do 2º semestre do curso de Tecnologia em Gestão Pública, por meio da coordenação do professor Wilian Feitosa, fizeram a apresentação resultante de seus estudos. 

Imagem do WhatsApp de 2025-10-22 à(s) 20.12.58
Prof. Romagnoli
Inteligência Artificial - hype ou realidade
Captação para Ongs - Apresentação de bolsistas
Captação para Ongs - Apresentação de bolsistas
Captação para Ongs - Apresentação de bolsistas

? Mais fotos  Experiência no Canadá
? Mais fotos  Captação para ONGS


 Oficina de Zine do Slam Rubi 7

Concomitantemente, na sala B04, os integrantes do projeto Slam Rubi 7 realizaram a Oficina de Zine, estimulando a criatividade, a expressão artística e o protagonismo estudantil. No evento, cada aluno pôde transformar ideias, experiências e sentimentos em arte, aproximando teoria e prática de forma dinâmica e colaborativa.

Criado em 2023 no IFSP – Campus São Paulo Pirituba, o Slam Rubi 7 nasceu inspirado nas batalhas de poesia falada, com o objetivo de incentivar a produção autoral, a expressão oral e a valorização das vozes estudantis. Sob a coordenação da professora e diretora-geral do campus, Patrícia Horta, o projeto de extensão  já promoveu diversas atividades e saraus que conectam os alunos à literatura contemporânea, periférica e  e à reflexão crítica sobre a sociedade, consolidando-se como um espaço de integração cultural, criatividade e engajamento estudantil.

No Slam Rubi 7, a sala vira palco e o zine vira voz — da rua para o papel, da mente para o microfone.”

📸 Acompanhe o trabalho dos estudantes no Instagram: @slam.rubi7 

Sarau (22)
IMG-20251024-WA0038
 
Sarau (21)
 

? Mais fotos  AQUI


Palestra   -  Além do código - desafios e oportunidades na era da IA

Ao anoitecer, às 19h30min, no auditório, o IFSP Pirituba contou com a presença da diretora executiva da Google, Elisângela Dias ministrando sobre  “Além do código - desafios e oportunidades na era da IA”.
Na apresentação, Elisangela destacou sua jornada de vida marcada pela origem periférica e os desafios enfrentados até conquistar espaço em um dos maiores polos corporativos do país, a região da Faria Lima, em São Paulo. Ela ressaltou a importância da educação como ferramenta de transformação social, além de compartilhar experiências de superação e de construção de carreira no setor de tecnologia.
A executiva também reforçou que diversidade e inclusão são pilares fundamentais para inovação e para o futuro das empresas, incentivando os estudantes a acreditarem em seu potencial e buscarem oportunidades, mesmo diante das dificuldades. Sua fala foi recebida como um verdadeiro chamado à reflexão sobre mobilidade social, representatividade e impacto da tecnologia na vida das pessoas na era das Inteligências Artificiais. 

Prof Miguel
Dra. Elisângela da Google

 Segunda fase do GITEShark e continuidade das atividades do Ciclo 1 de 2025

Na sequência da apresentação de soluções tecnológicas, das 21h às 22h, o GITEShark avançou para as etapas seguintes, mantendo o foco nos estudantes do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS). Durante a continuidade do Ciclo 1 de 2025, os projetos passaram por novas rodadas de avaliação.  

Prof Miguel
 

Sarau "Juntos e Misturados"

Na área externa do campus, o Sarau “Juntos e Misturados – Letras” trouxe cor e energia à noite da SNCT. Organizado pela professora Frida e seus alunos, com apoio do professor Emanoel, o evento aconteceu das 18h30min às 21h30min e envolveu o público em um espetáculo de música, poesia e performances.

O encontro celebrou a diversidade e a criatividade dos estudantes de todos os cursos, oferecendo um espaço de integração, alegria e expressão artística. Cada participante pôde compartilhar sentimentos e ideias, transformando o sarau em um verdadeiro mosaico cultural. E, ao final, todos se reuniram em uma confraternização regada a um saboroso lanche, reforçando o espírito de comunidade que marcou a noite.

Um evento que dispensa descrições: as fotos e vídeos revelam toda a intensidade e emoção do momento.   

Sarau Juntos e misturados
 
Sarau Juntos e Misturados
 

? Mais fotos e vídeos  AQUI


 Exposição de Trabalhos 

Assim como no primeiro dia, ao longo da tarde, prosseguiram as apresentações de trabalhos nos blocos B e C e nas áreas externas, consolidando o espaço como vitrine das produções dos alunos do campus, sob os olhares e avaliações dos docentes que se fizeram presentes, incentivando e valorizando o empenho dos estudantes durante o evento. 

Imagem 1
 
Imagem 2
 
Imagem 3
  
Imagem 1
 
Imagem 2
 
Imagem 3
 
Imagem 1
 
Imagem 2
 
Imagem 3
    

Mostra Artística – Pop Art e “Os Muitos Rostos do IFSP – Campus Pirituba”

A mostra reuniu produções dos alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e do Técnico Integrado Proeja, sob a orientação da professora Hânia Cecília Pilan.

Pop Art

Inspirados no movimento Pop Art, surgido nas décadas de 1950 e 1960, que trouxe para a arte os ícones da cultura popular e de massa — como quadrinhos, propagandas, embalagens e celebridades — os alunos criaram propagandas artísticas sobre temas atuais, usando cores vibrantes, contrastes marcantes e mensagens diretas, unindo estética e consciência social.
Os temas desenvolvidos foram: Doação de Sangue, Vacinação, Inclusão, Racismo e Discriminação, Reciclagem.

“Os Muitos Rostos do IFSP – Campus Pirituba”

Autorretratos inspirados em diferentes movimentos artísticos.

Percorrendo estilos como o Expressionismo, o Cubismo, o Surrealismo e a própria Pop Art, os estudantes criaram autorretratos que os convidaram a olhar para si mesmos, reconhecendo-se como parte da escola, da comunidade e do mundo. Assim como afirma a professora Hânia: mais que simples autorretratos, as obras revelam identidade, diversidade e pertencimento., cada rosto, traço e cor expressam uma história única, mas também um sentimento coletivo: o de fazer parte de um espaço que acolhe, educa e transforma, cada olhar, uma afirmação. Cada retrato, um fragmento de pertencimento.

Esse conjunto de produções ofereceu aos jovens do Ensino Médio e aos estudantes do Proeja um momento de reflexão sobre si mesmos, sobre o lugar que ocupam e sobre questões sociais que atravessam suas vidas. A mostra reafirma que a arte, além de estética, é consciência, diálogo e transformação.

Nesse sentido, as obras expostas na 22ª SNCT do IFSP Pirituba dialogaram com o tema da semana e com o próprio espírito do evento: o de construir, coletivamente, um espaço mais sensível e plural.
Para os mais atentos, talvez os jovens artistas tenham dito — em traços, cores e formas —:
“Eu estou aqui. Eu faço parte. Este também é o meu lugar.”

Nada mais simbólico para um evento que, ao falar sobre ciência, tecnologia e oceanos, também nos convida a cuidar de tudo o que é de todos — de tudo o que é lugar de todos.

Assim se encerrou mais um dia da semana que agitou o campus, deixando um rastro de cor, reflexão e pertencimento.

?  Vale apena conferir as fotos AQUI

Voltar à página inicial

Fim do conteúdo da página