Ir direto para menu de acessibilidade.
  • YouTube
Página inicial > Modalidades de Bolsas
Início do conteúdo da página

Quais são as modalidades de bolsa do IFSP?

Publicado: Sexta, 13 de Abril de 2018, 10h34 | Última atualização em Quinta, 09 de Março de 2023, 14h28 | Acessos: 9498

Bolsa Institucional PIBIFSP (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)

O recurso é oriundo do próprio IFSP. Os professores orientadores submetem seus projetos de pesquisa, em fevereiro de cada ano letivo, para análise por uma comissão de avaliadores. Sendo aprovado, o orientador realiza, por conta, um processo seletivo dos candidatos. A duração da bolsa é de 9 meses. O resultado é publicado em março e o trabalho vai até dezembro do ano letivo. São enviados dois relatórios à PRP, um em julho e outro em dezembro, ao final do projeto. Esta modalidade pode atender a alunos tanto dos cursos técnicos quanto superiores.

Para maiores informações sobre o PIBIFSP acesse Portaria Normativa nº 34/2022 - Regulamento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP.

 

Bolsas PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação), PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), PIBIC-EM (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio) e PIBIC-AF (Programa   Institucional   de   Bolsas   de   Iniciação   Científica   nas   Ações Afirmativas) do CNPq 

O PIBITI visa estimular estudantes do ensino superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e processos de inovação.

O PIBIC é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.

O PIBIC-EM tem, como finalidade, estimular os alunos do ensino médio e/ou técnico nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

O PIBIC-AF é um programa do Governo Federal que tem como missão complementar as ações afirmativas já existentes nas universidades. Seu objetivo é oferecer aos alunos beneficiários dessas políticas a possibilidade de participação em atividades acadêmicas de iniciação científica.

Nestas quatro modalidades o recurso é oriundo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Os projetos de pesquisa são submetidos para avaliação em maio e junho e, sendo aprovados pela comissão de assessores do IFSP, a sistemática de escolha do(s) alunos(s) fica por conta do professor-orientador. Nesta modalidade, a duração da bolsa é de 12 meses. Os trabalhos se iniciam em setembro e terminam em agosto do ano seguinte, sendo enviado à PRP dois relatórios, um em fevereiro e outro em agosto, ao final do projeto.

Para maiores informações e consulta aos editais do PIBITI, PIBIC, PIBIC-EM e PIBIC-AF acesse a página da PRP

 

 O Programa de Iniciação Científica Voluntária - PIVICT

O Programa de Iniciação Científica Voluntária (PIVICT) do IFSP é regido pela Portaria Normativa nº 35/2022  e tem por finalidade a organização de grupos de trabalho voluntários, formados por docentes e alunos envolvidos no desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas. O PIVICT no IFSP Pirituba ocorre via fluxo contínuo, ou seja, os professores orientadores submetem seus projetos de pesquisa, em em qualquer momento do ano letivo, para análise pelo COMPESQ do câmpus. Sendo o projeto aprovado, o orientador realiza, por conta, um processo seletivo dos candidatos. São enviados dois relatórios, um na metade do período da pesquisa e outro relatório ao final do projeto. 

Esta modalidade não possui nenhum tipo de fomento ou bolsa ao estudante, sendo de caráter voluntário ao aluno e docente efetivo. O aluno e orientador recebem certificação ao finalizarem o projeto. É permitido a estudantes do ensino médio, técnico e de graduação, desde que atendam aos requisitos e seja indicado pelo docente responsável pelo projeto de pesquisa. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página