Ir direto para menu de acessibilidade.
  • YouTube
Início do conteúdo da página

CPA - Comissão Própria de Avaliação

Publicado: Quarta, 12 de Mai de 2021, 15h03 | Última atualização em Segunda, 25 de Março de 2024, 15h15 | Acessos: 12166

O que é a CPA? 

CPA é a sigla de Comissão Própria de Avaliação. Cada câmpus do IFSP tem a sua, denominada CPA local, e todas elas estão vinculadas à CPA central, que tem sede na Reitoria do IFSP. Em cada  câmpus, a CPA é composta por representantes dos alunos, dos professores, dos servidores técnico administrativos e da sociedade civil. 

O que faz a CPA? 

Ela é responsável pela autoavaliação ou avaliação interna. A comunidade de cada câmpus é  convidada a avaliá-lo em diversos aspectos. Com base na avaliação realizada, a comissão produz  um relatório que deve ser enviado ao Ministério da Educação (MEC), mas que também é usado  pelos gestores para tomar decisões voltadas à melhoria das condições do ensino superior nos  câmpus. Por exemplo, se for verificado no relatório que as condições dos laboratórios de um certo  câmpus não foram bem avaliadas, os gestores podem executar ações para melhorá-las. O MEC  também usa o relatório como forma de medir a qualidade da educação superior no país.  

Como é feita a autoavaliação, quem avalia e o que é avaliado? 

A autoavaliação é feita por meio de questionário, que deve ser respondido pelos alunos de  graduação (bacharelado, tecnologia e licenciatura) e por todos os professores e servidores técnico administrativos de cada câmpus. É realizada anualmente. Diversos aspectos (divididos e  subdivididos em “eixos” e “dimensões”) são avaliados. Por exemplo, o nível de conhecimento sobre a CPA, sobre a missão do IFSP, a qualidade do acolhimento aos ingressantes, a qualidade dos  serviços prestados pela biblioteca e outros departamentos, da infraestrutura, dos ambientes virtuais  de aprendizagem, etc. A avaliação é sigilosa, ou seja, o avaliador não será identificado, para que dê  sua opinião com toda a liberdade.  

Qual a importância do trabalho da CPA e da participação da comunidade na autoavaliação? O trabalho da CPA e a autoavaliação, como explicado, não apenas destinam-se a prestar  informações ao MEC, mas auxiliam também na tomada de decisões pelos gestores dos câmpus. É  importante ressaltar que o IFSP possui um documento denominado Plano de Desenvolvimento  Institucional (PDI). Nele, é possível encontrar a missão, a visão e os valores do IFSP, bem como as  metas, objetivos e planos da instituição, além de outras informações relativas à sua história e a cada  um de seus câmpus. O PDI estabelece aonde o IFSP, com seus câmpus, quer chegar e o processo de  autoavaliação é um meio de verificar em que parte do caminho a instituição está. Por isso, sua  participação é importante nas autoavaliações anuais. Afinal, você, que usa essa instituição ou nela  trabalha, é o/a principal interessado/a em que ela se desenvolva e torne-se cada vez melhor.  

 Como está sendo e até quando vai a autoavaliação deste ano de 2021?

A autoavaliação institucional já começou e os avaliadores receberam em seu email institucional uma mensagem da CPA central contendo um link que dá acesso ao questionário. Esse link é pessoalnão podendo ser compartilhado. Aqueles que não estiverem visualizando a mensagem na caixa de entrada devem verificar a caixa de spam. Ao final do preenchimento e envio do questionário, uma mensagem confirmando a participação é enviada, a qual também pode ir para a caixa de spam. O período oficial de avaliação será todo o mês de outubro, podendo ser prorrogado caso seja necessário. A CPA do câmpus São Paulo, Pirituba, está promovendo ações para estimular a participação dos alunos de graduação e dos servidores, e para tirar dúvidas. Participe dando a sua avaliação e contribua para a melhoria da educação superior e das condições gerais em nosso câmpus.

Importante

Os estudantes de graduação que não criaram email institucional devem criá-lo para poder participar da autoavaliação institucional. Para criar o email institucional, siga os passos no link abaixo:

https://www.ifsp.edu.br/noticias/609-e-mail-do-ifsp-para-alunos-e-simples-e-rapido

Depois, envie mensagem para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando seu nome completo e o endereço do email institucional criado. Então, é só aguardar a chegada da mensagem da CPA no email institucional.

Assista a um curto vídeo produzido por uma das representantes discentes de nossa CPA local:

https://www.youtube.com/watch?v=eLCkIuGLliU

Maiores informações podem ser encontradas abaixo: 

CPA central

PDI (2019 – 2023)

Contato com a CPA local: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página