CPA - Comissão Própria de Avaliação
CPA
CPA é a sigla de Comissão Própria de Avaliação.
Cada campus do IFSP tem a sua comissão, denominada CPA local, e todas elas estão vinculadas à CPA central, que tem sede na Reitoria do IFSP.
A CPA local é composta por representantes dos alunos, dos servidores (docentes e técnico-administrativos) e sociedade civil.
Ela é responsável pela autoavaliação ou avaliação interna. Para isso, a comunidade de cada campus é convidada a avaliá-lo em diversos aspectos. E, com base na avaliação realizada, a CPA produz um relatório que deve ser enviado ao Ministério da Educação (MEC) e utilizado, também, pelos gestores na tomada de decisões voltadas à melhoria das condições do ensino superior no campus. Por exemplo, se for verificado no relatório que as condições dos laboratórios de um certo campus não foram bem avaliadas, os gestores podem executar ações para melhorá-las. O MEC também usa o relatório como forma de medir a qualidade da educação superior no país.
Como é feita a autoavaliação, quem avalia e o que é avaliado?
A autoavaliação é realizada anualmente por meio da aplicação de um questionário, que deve ser respondido pelos alunos de graduação (bacharelado, tecnologia e licenciatura) e por todos os professores e servidores técnico-administrativos de cada campus. Diversos aspectos (divididos e subdivididos em “eixos” e “dimensões”) são avaliados. Por exemplo, o nível de conhecimento sobre a CPA, sobre a missão do IFSP, a qualidade do acolhimento aos ingressantes, a qualidade dos serviços prestados pela biblioteca e outros departamentos, da infraestrutura, dos ambientes virtuais de aprendizagem, etc. A avaliação é sigilosa, ou seja, o avaliador não será identificado, para que dê sua opinião com toda a liberdade.
Qual a importância do trabalho da CPA e da participação da comunidade na autoavaliação?
O trabalho da CPA e a autoavaliação não apenas destinam-se a prestar informações ao MEC, mas auxiliam também na tomada de decisões dos gestores dos campi do IFSP.
O Instituto Federal de São Paulo possui um documento denominado Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Nele, é possível encontrar a missão, a visão e os valores do IFSP, bem como as metas, objetivos e planos da instituição, além de outras informações relativas à sua história e a cada um de seus campi.
O PDI estabelece onde o IFSP, com seus campi, quer chegar e o processo de autoavaliação é um meio de verificar em que parte do caminho a instituição está.
Desta forma, a participação da comunidade é muito importante nas autoavaliações anuais, uma vez que quem usa os serviços prestados pela instituição ou quem trabalha para que os serviços sejam prestados é principal interessado que ela se desenvolva e se torne cada vez melhor.
Composição atual da CPA-local - Campus São Paulo Pirituba
- Simeão Lopes Ferreira - Representante Técnico-Administrativo e Presidente
- Edson Roberto Ferreira Bueno - Representante Docente Titular e Suplente do Presidente
- Romario Araujo Pinheiro - Representante Docente Titular e Secretário
- Ruama Sales Carneiro - Representante Técnico-Administrativo Titular
- João Victor de Jesus Procópio - Representante Discente Titular
- Celeste Yahey Santos - Representante da sociedade civil Titular
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Maiores informações podem ser encontradas abaixo: CPA central
Informações sobre o PDI do IFSP:
Contato com a CPA local: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.