Ir direto para menu de acessibilidade.
  • YouTube
Página inicial > Grupos de Pesquisa
Início do conteúdo da página

CPI - Grupos de Pesquisa

Publicado: Quinta, 09 de Agosto de 2018, 14h28 | Última atualização em Quinta, 09 de Março de 2023, 14h25 | Acessos: 12883

O grupo de pesquisa é definido como um conjunto de pesquisadores e estudantes, organizados hierarquicamente em torno de uma liderança, realizando estudos científicos em uma ou mais linhas de pesquisa de uma área do conhecimento. Os grupos de pesquisa são cadastrados no diretório de grupos do CNPq pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSP.

 

O objetivo geral dos Grupos de Pesquisa vinculados ao IFSP é contribuir para a consolidação da Pesquisa na Instituição por meio da integração entre pesquisadores e alunos, otimização do uso dos recursos destinados à pesquisa e da nucleação de novos programas de pós-graduação. 

 

O(a) Pesquisador(a) interessado(a) em criar um grupo de pesquisa deverá, inicialmente, verificar os critérios e os procedimentos de credenciamento de acordo com a Portaria nº 3.815 de 27 de novembro de 2018, e posteriormente entrar em contato com a Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

No câmpus Pirituba, os grupos de pesquisa se concentram nas áreas de Letras, Informática, Análise de Sistemas, Logística, Educação, Meio Ambiente, Humanidades, Administração, Gestão Pública e Pesquisas Interdisciplinares. Os grupos de pesquisa vinculados ao Câmpus Pirituba são apresentados a seguir (clique no nome do grupo para acessar o espelho do grupo de pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq).



Complexidade e Tecnologias - COMPLEXTEC 

 

O grupo, formado por integrantes de diferentes áreas do saber, focaliza o estudo sobre a epistemologia da Complexidade e tecnologias, desenvolvendo pesquisas na interface com as áreas: Formação de professores, Linguagem e tecnologia, inter/transdisciplinaridade, Ensino e Aprendizagem de línguas e Linguística Aplicada. Problematiza a construção de conhecimento no contexto atual, tecnológico, marcado por mudanças, imprevisibilidade e multiplicidade, buscando compreender a realidade com vistas a contribuir com processos/experiências de aprendizagem mais alinhadas a esse contexto.



Sociedade, Natureza e Educação- SONAED

 

Grupo multidisciplinar que congrega as áreas de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e Ciências Humanas (Geografia, História, Filosofia e Sociologia) para o desenvolvimento de projetos que atendam a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão a partir do suposto da pesquisa-ação e da permanente análise de temas relativos à formação de professores, à dinâmica da sociedade, da ciência e das relações ensino-aprendizagem.



Linguagem, Tecnologia e Cultura - LINTEC

 

Grupo de pesquisa multidisciplinar que reúne pesquisadores das áreas de Linguística, Linguística Aplicada, Teoria e História Literária, Matemática, Artes e Educação, que desenvolvem estudos na área da linguagem em sentido amplo e enfocam questões relativas à linguagem nas suas diferentes formas ¿ verbal, não-verbal, matemática, computacional, linguística, literária ¿, além de estudos relacionados à formação docente, ao ensino e aprendizagem de línguas diversas, uso de tecnologias aplicadas à educação, às avaliações e seus impactos sociais.




Grupo de Informática e Tecnologia em Educação e Sociedade - GITES 

 

O GITES (Grupo de Informática e Tecnologia em Educação e Sociedade) promove a realização de estudos, discussões e pesquisas, focados em pesquisa e inovação tecnológica com o aprimoramento de conhecimentos em informática e tecnologias da informação e comunicação no contexto da educação e na sociedade.



Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Meio Ambiente, Ensino, Tecnologia e Cidade - AMBIENTEC 

 

O AMBIENTEC foca na pesquisa interdisciplinar para a análise e gestão ambiental integrada. O grupo também visa conduzir pesquisas no ensino e aprendizagem, com o uso de novos recursos didáticos e tecnologias. Será enfatizado o desenvolvimento de projetos interdisciplinares visando a captação de recursos financeiros para montagem de laboratórios e qualificação de alunos. Também será foco a participação em eventos científicos e publicações científicas, buscando desenvolver um núcleo docente e infraestrutura para futura implementação de um curso de pós-graduação na área ambiental no IFSP Pirituba.



Núcleo de Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas - NEOGEP

 

O Núcleo de Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas (COGEP) tem o objetivo de promover estudos relacionados às organizações e as pessoas que as integram, promovendo um ambiente de pesquisa amigável à iniciação científica de novos pesquisadores e que sirva de espaço de articulação para a produção científica cooperada de pesquisadores experiente nos campos de interesse do grupo.  



Observatório de Políticas Públicas

 

O Observatório de Políticas Públicas – O2P pretende ser um centro de discussão e pesquisa de políticas públicas do IFSP. Dará suporte aos pesquisadores do câmpus, aos seus alunos dos cursos de pós-graduação e de graduação que, a partir dele, produzirão e consolidarão suas atividades de pesquisa e de ensino relativas ao papel do Estado, seu desempenho e potenciais melhorias.

registrado em:
Fim do conteúdo da página