Página inicial > Últimas Notícias > Notícias Gerais > Comitê de Pesquisa - Compesq
Notícias Gerais

Comitê de Pesquisa - Compesq

Publicado em Quinta, 20 de Abril de 2017, 10h14 | por Pirituba | Voltar à página anterior

O que é Iniciação Científica?

A Iniciação Científica (IC) está vinculada a programas institucionais que tem como objetivo introduzir os estudantes à pesquisa científica. Em suma, a IC permite colocar o aluno desde cedo em contato direto com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa. Nesta perspectiva, a IC caracteriza-se como instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de um projeto de pesquisa e constitui um canal adequado de auxílio para a formação de uma nova mentalidade no aluno. Em síntese, a IC pode ser definida como instrumento de formação.

A IC é um dever da instituição e não é uma atividade eventual ou esporádica. Isso é o que permite tratá-la como um instrumento básico de formação, ao passo que a bolsa de IC é um incentivo individual que se operacionaliza como estratégia exemplar de financiamento seletivo aos alunos, vinculados a projetos desenvolvidos pelos professores do IFSP. Pode-se considerar a bolsa de IC como um instrumento abrangente de fomento à formação de recursos humanos. Nesse sentido, não se pode querer que todo aluno em atividade de IC tenha bolsa. Como consequência, é fundamental compreender que a IC é uma atividade bem mais ampla que sua pura e simples realização mediante o pagamento de uma bolsa.

Conteúdo extraído do site da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação - PRP (prp.ifsp.edu.br)

Durante o 1º semestre de 2017, os integrantes do comitê de iniciação científica formado pelos professores Felipe Rodrigues Martinez Basile, Juliana de Souza Topan, Patrícia Cristiane Santana da Silva, Teresa Helena Buscato Martins e Vagner Luís da Silva estão promovendo oficinas com os alunos dos Cursos Integrados de Redes de Computadores e Logística como forma de tornar o assunto conhecido e conscientizá-los do processo de pesquisa.

O cronograma a seguir mostra as atividades que foram e serão realizadas durante o semestre:

Mês

Professor