Página inicial > Últimas Notícias > Publicações > Seleção de bolsistas de Iniciação Científica na área de Letras

Seleção de bolsistas de Iniciação Científica na área de Letras

Publicado em Segunda, 21 de Março de 2022, 18h12 | por Matias | Voltar à página anterior

Estão abertas, até 25 de março de 2022, as inscrições para seleção de bolsistas de Iniciação Científica para os projetos “Diálogos entre letramento e alfabetização em estudos nacionais” e “Implicações do ensino crítico de inglês em um curso de extensão”, vinculados ao Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP (PIBIFSP). Sob orientação do Prof. Irando Alves Martins Neto, cada projeto contará com 1 bolsista.

O(A) estudante receberá uma bolsa de R$ 400,00 mensais, pelo período de oito meses, para dedicação de 20 horas semanais.

Requisitos para participação no processo seletivo:

• ser estudante de Letras;
  • apresentar bom desempenho acadêmico;
  • ter domínio da escrita acadêmica;
  • ser protagonista no desenvolvimento do projeto;
  • ter inglês avançado (apenas para o projeto “Implicações do ensino crítico de inglês em um curso livre de extensão”);
  • ter disponibilidade de 20 horas semanais;
  • não ter vínculo empregatício nem ser bolsista de outro projeto.

A seleção acontecerá em duas etapas, de caráter eliminatório e classificatório:

1. i) análise de histórico escolar e de carta de motivação;
  2. ii) entrevista (entre os dias 28 e 29 de março).

As inscrições deverão ser submetidas pelo formulário: https://forms.gle/Bbh2EdMnzYGzcnBu7

Perguntas sobre o processo seletivo deverão ser enviadas para o endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sobre os projetos

O projeto “Implicações do ensino crítico de inglês em um curso livre de extensão” propõe uma pesquisa-ação cujo objetivo geral é examinar os efeitos do ensino crítico de inglês no contexto de um curso livre de extensão. Para tanto, será ofertado um curso de inglês à comunidade do bairro Pirituba e seu entorno, propiciando aos participantes espaços de aprendizagem sobre, da e em língua inglesa. A partir disso, serão feitas reflexões sobre a prática docente e sobre a necessidade de seu aprimoramento. Além disso, serão investigadas as percepções dos estudantes participantes da pesquisa quanto ao ensino e à aprendizagem na abordagem proposta. Com isso, espera-se gerar práticas relevantes de ensino de inglês como língua adicional que promovam justiça social e conscientização crítica ao mesmo tempo em que propiciem aprendizagem linguística.

O projeto “Diálogos entre letramento e alfabetização em estudos nacionais” propõe uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa com o objetivo de compreender o diálogo conceitual proposto entre os termos “alfabetização” e “letramento” em teses e dissertações defendidas entre 2001 e 2020. Para tanto, será feito, em primeiro lugar, um levantamento bibliográfico nos bancos de bases da Capes, de modo a identificar trabalhos sobre o tema. Posteriormente, serão examinadas as vertentes teóricas que embasam os conceitos de “alfabetização” e “letramento”. Com isso, espera-se não somente reunir conhecimentos e tendências teóricas, mas também ressignificar o tema pesquisado.