Página inicial > Últimas Notícias > Formação Continuada > Câmpus São Paulo Pirituba Debate LGBTI-Fobia no dia 17 de Maio
Formação Continuada

Câmpus São Paulo Pirituba Debate LGBTI-Fobia no dia 17 de Maio

Publicado em Terça, 23 de Mai de 2017, 15h28 | por Pirituba | Voltar à página anterior

A Equipe de Formação Continuada do Câmpus São Paulo Pirituba realizou, no dia 17 de maio de 2017, ações em comemoração ao Dia Internacional de Luta contra a LGBTI-fobia.

As atividades iniciaram-se no período da manhã, com uma palestra no auditório do câmpus, ministrada pelo prof. Dr. Ronaldo Trindade, voltada a servidores, e estendeu-se ao período da tarde com uma roda de conversa, que teve a participação dos alunos dos cursos do Ensino Médio das turmas de Técnico em Redes de Computadores e Técnico em Logística, além dos alunos dos cursos de Formação Inicial e Continuada e representantes da comunidade local.

O professor explicitou a construção histórica da luta pela representatividade da causa - que se reflete, inclusive, na sigla LGBTI, analisou o papel da ciência e da medicina diante das questões de gênero e a política de visibilidade construída em São Paulo. Também refletiu sobre as situações cotidianas de discriminação velada na escola, bem como o papel do educador. “O lugar do professor é ajudar a construção da cidadania.”, afirmou o professor.

O período noturno contou com atividades desenvolvidas pelo prof. Dr. Daniel Carreira Filho e pela nutricionista Bianca Blanco, que tematizaram a cultura da tolerância no contexto das relações do ser humano com seu corpo.

As ações realizadas ao longo do dia contaram com a participação da plateia na construção de uma intervenção artística coletiva: um guarda-chuva com as cores representativas da luta pela diversidade sexual uniu diversos recados sobre o tema.

A discussão insere-se no contexto de trabalhos da Formação Continuada do IFSP, que vem promovendo espaços de estudo sobre temas pertinentes à atuação dos servidores na comunidade.