Página inicial > Últimas Notícias > Publicações > Evento CyberGITES 2022 destaca ações de ensino em programação e cibersegurança no campus São Paulo Pirituba

Publicado em Quinta, 22 de Dezembro de 2022, 13h28 | por Matias | Voltar à página anterior

Na tarde desta quarta-feira 14/12/2022 o grupo de pesquisa GITES (Grupo de Informática e Tecnologia em Educação e Sociedade) realizou o evento denominado CyberGITES 2022 - Resultados da Cibereducação no Campus São Paulo Pirituba. O objetivo desse evento foi apresentar os resultados pedagógicos advindos das ações do grupo de pesquisa articulado com a coordenação do curso Técnico de Redes de Computadores integrado ao ensino médio, e também com o apoio da direção adjunta educacional.

O GITES como grupo de pesquisa surgiu em 2017, e ao longo desses cinco anos de existência proporcionou diversos tipos de eventos e ações como: recepção de duas visitas internacionais de pesquisadores das universidades do Chile e da Colômbia, que tem contribuído para a internacionalização das pesquisas do grupo. Ações de acolhimento com estudantes de nível técnico médio, no curso Técnico de Redes, e também, essas ações voltadas para o curso superior de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas. Apoiando os docentes de projeto integrador em orientações e coorientações que contribuam com o desenvolvimento científico e tecnológico dos estudantes.

O evento realizado no auditório do nosso campus contou com aproximadamente 60 presentes da comunidade acadêmica do campus São Paulo Pirituba, entre estudantes, servidores, professores, coordenação e direção, que durante 2 horas teve a oportunidade de ouvir o grupo de pesquisa GITES apresentando as principais ações de ensino, pesquisa e extensão que foram realizadas ao longo desse ano de 2022, com a entrega de certificado e premiação dos estudantes destaques, e o compartilhamento dos resultados alcançados com o envolvimento de todos em prol do aprimoramento de competências e habilidades de programação, e também na conscientização e reflexão sobre a cibersegurança na vida cotidiana, na cidadania e no mundo do trabalho.

No ano de 2022 o GITES apoiou a articulação de duas ações de ensino muito significativas para em nosso campus: a Olimpíada Brasileira de Informática e a Maratona de Cibereducação da CISCO do Brasil. O Prof. Esp. Luiz Roberto Albano Junior esteve coordenando as ações que envolveram o engajamento de estudantes na olimpíada em fases regional e nacional, com apoio dos professores da área de informática, obtendo excelentes resultados entre os 1000 melhores participantes do Brasil, com quatro alunos em destaque do técnico de redes (Victor Gabriel Marques, Pedro Luiz Agrella Passos, Pedro Henrique Borges Adão e Henrique Fernandes Casagrande). O Prof. Dr. Felipe Rodrigues Martinez Basile esteve coordenando as ações de participação dos alunos na maratona de cibereducação da CISCO do Brasil, que teve participação de 81 academias de estudo em todo o Brasil, com cerca de 26000 participantes.  O Câmpus São Paulo Pirituba teve apoio da academia do IFSP Bragança Paulista, que orientou como os estudantes do IFSP Pirituba poderiam participar. Completando essa maratona tivemos vinte alunos e egressos, que se engajaram para estudar fundamentos de cibersegurança dentro da maratona CISCO (Lucas Rizzardi Rodrigues, Vinicius Silva de Sene, Vinicius Alves Rocha dos Santos, João Pedro da Silva, Carolina Vendramini, Pedro Luiz Agrella Passos, Marcelo Agante, Rafael Souza Rocha, Victor Gomor de Oliveira Eloy, Maria Clara Rodrigues Diniz, Rayssa Emanuelle Farias Costa, Brenno Cesare, David Souto Bom, Gustavo Teixeira Gomes, Henrique Bandeira, Gabriel Teixeira Dal Ri, João Paulo Mascena, Sara Moura, Matheus Emidio, Nadjila Tejo Machado.

Em fevereiro de 2023 o grupo de pesquisa GITES planeja ações de acolhimento nos cursos de TADS e REDES, contribuindo com a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Apresentando aos estudantes como o ambiente acadêmico pode contribuir para o protagonismo estudantil e o pensamento científico para o desenvolvimento tecnológico.

Autores - Prof. Dr. Felipe Rodrigues Martinez Basile, Prof. Esp. Luiz Roberto Albano Junior