Página inicial > Últimas Notícias > Publicações > Alunos da comissão de formatura utilizam fogão com gás produzido por biodigestor

Publicado em Terça, 06 de Junho de 2023, 14h48 | por Edineia Lazaro Souza | Voltar à página anterior

Os alunos da comissão de formatura preparam canjica para arrecadar fundos para o baile

Na última segunda-feira, os alunos da comissão acompanhados pelo Prof. Ivan Mozol prepararam alimentos com intuito de arrecadar fundos para a realização do baile de formatura, utilizando fogão com gás produzido pelo biodigestor instalado no campus.

O biodigestor é um equipamento que produz biogás a partir de matéria orgânica decomposta por diversos micro-organismos, gerando economia e benefícios ambientais. Além de evitar a poluição do meio ambiente e reduzir a emissão do gás metano na atmosfera, o biodigestor representa uma economia para o campus.

“Em vez de ir para aterros sanitários, os resíduos produzidos no campus tornam-se parte de uma economia circular eliminando resíduos e poluição, e produzindo energia sustentável, já que são transformados no biogás”, explica o Prof. Ivan , docente de biologia.

O sistema de funcionamento do biodigestor é simples, é só abastecê-lo com  qualquer tipo de lixo orgânico, como restos de comida, cascas de vegetais e de frutos, evitando-se os cítricos, por conter óleos que podem atrapalhar o processo. Em contato com água e bactérias presentes nos próprios dejetos, o equipamento transforma os resíduos em biogás.

O Campus Pirituba adquiriu dois biodigestores, sendo um para o restaurante a fim de reutilizar sobras de alimentos e posterior uso do biogás para o preparo dos alimentos e o outro para o laboratório de química, ambos adquiridos com recursos do campus.