Página inicial > Últimas Notícias > Publicações > Resultados da primeira fase da OBI

Resultados da primeira fase da OBI

Publicado em Sexta, 23 de Junho de 2023, 13h22 | por Matias | Voltar à página anterior

Nos dias 2 e 3 junho foi realizada a 1ª Fase da Olimpíada Brasileira de Informática - OBI, como parte das ações promovidas pelos professores de informática do campus, através do curso de aperfeiçoamento interno “Programação para competições e olimpíadas”, promovido pelos professores Igor Zadi, Luiz Albano e Renato Montanher, que visa promover o aprendizado da lógica de programação e linguagens de programação aos alunos dos ensinos médio e superior.

Nesta edição tivemos uma participação recorde de alunos! Participaram da primeira fase 25 alunos de ensino médio e superior, que disputaram as Modalidades Programação Nível 1 e 2 (para os alunos do ensino médio) e Programação Nível Sênior (para os alunos do ensino superior). Destes 25 alunos que realizaram a prova na primeira etapa, 10 foram classificados para a segunda fase (divulgados no final deste texto).

A competição ainda terá mais duas etapas, uma em agosto, conhecida como a fase estadual do evento, e outra no final de setembro, onde estarão presentes os melhores estudantes do país. Os melhores competidores da OBI serão convidados para representarem o Brasil em competições internacionais, como a Olimpíada Internacional de Informática, a Olimpíada Iberoamericana de Informática e a Olimpíada Europeia de Informática para Garotas.

Competição Feminina da OBI

Ainda em 2023, ocorrerá a Competição Feminina da OBI (CF-OBI), uma competição que tem como objetivo incentivar a participação feminina na modalidade de Programação da Olimpíada.

A prova será realizada em etapa única no dia 1 de setembro (sexta-feira) das 8:00 às 11:00. As competidoras terão 3 horas para resolver 4 problemas de programação, podendo utilizar linguagens de programação como Python, C/C++, Java ou Javascript.

Podem participar estudantes que se identificarem como do gênero “Feminino” ou “Outro” (conforme padrão do formulário da OBI) nas Modalidade Programação Nível 1 e 2 (ensino médio). As inscrições serão organizadas pelo coordenador local, e deverão ser realizadas AQUI (https://forms.gle/7r3sReykrAD3LJW2A) até o dia 30/08/2023.

Todas as participantes da CF-OBI receberão certificados de participação. As melhores colocadas de cada nível receberão da organização do evento medalhas de ouro, prata e bronze. E as alunas que tiverem as quatro melhores pontuações de cada nível (Programação Nível 1 e 2) serão convidadas a participar da Semana Olímpica da OBI, no Instituto de Computação da Unicamp.

Classificados para a segunda fase

Foram classificados 10 aluno para a segunda fase da OBI, a ser realizada em agosto:

Vinicius Silva de Sene

Henrique Baptista Bandeira

Victor Gomor de Oliveira Eloy

Vinicius Alves Rocha dos Santos

Bruno de Almeida Otero

ADS

Gabriel Lucena da Cunha

ADS

Raphael da Silva do Carmo

Júlio César Neves Santana

Kayky Cayres Vicente da Silva

Vitor Hugo dos Santos

1ª ano - Técnico Redes

Parabéns a todos os alunos que participaram, em especial aos classificados à próxima fase!

Autores:

Prof. Esp. Luiz Roberto Albano Junior