Página inicial > Últimas Notícias > Publicações > 5º edição do Encontro de Administração Pública acontece no IFSP Pirituba no último 27 de junho

Publicado em Sexta, 07 de Julho de 2023, 13h36 | por Claudio Alexandre | Voltar à página anterior

Cerca de 740 pessoas acompanharam ao vivo o 5º Encontro de Administração Pública do campus Pirituba, presencialmente ou via redes sociais. Alunos e egressos dos cursos de Gestão Pública, Engenharia de Produção, Técnico em Administração concomitante e Proeja e da especialização em Gestão de Projetos participaram de diversas atividades ao longo do dia 27 de junho de 2023.

A comissão de organização contou com os professores Wilian Feitosa, Lincon Lopes, José Osório, representando as coordenações de curso, além de diversos professores e alunos na organização das diferentes atividades.

Palestras

O evento teve 4 palestras ao vivo com transmissão simultânea no YouTube da escola. Veja os vídeos da transmissão neste link: https://www.youtube.com/watch?v=SZcsFynxj5U&list=PLT8Npfk6DZR6Awh3uHTj45gF3rtpzxlJI&pp=iAQB

Inicialmente, pela manhã, Daniele Reis, coordenadora na ETEC Pirituba e representante do Conselho Regional de Administração, falou sobre as atividades do conselho com os presentes.

Após, Wagner Turri, diretor de vendas na Ásia da Hypertherm, comentou sobre Internacionalização de Carreira na Engenharia e em Projetos.

À tarde, o professor Robson Barbosa moderou uma sessão com os convidados Dr. Clóvis Ferreira de Araújo e Bruno Ikeuti discutiram a violência nas escolas e seus impactos na comunidade escolar, incluindo aspectos como a LGPD, crimes cibernéticos, bullying e o tráfico de drogas.

Foto: os palestrantes Dr Clóvis Ferreira e Bruno Ikeuti

Em seguida, o professor José Osório moderou uma sessão em que o palestrante Victor Lopes apresentou a experiência da Rede Emancipa como projeto de ensino, fornecendo reforço escolar, ensino pré-vestibular e conscientização a comunidades periféricas

.Foto: Victor Lucas da rede Emancipa

Já à noite, a palestrante professora Andrea Morás palestrou sobre temas como Marca Pessoal, Marketing Pessoal e Etiqueta Profissional.

Foto: a palestrante Andrea Morás

Feiras de Novos Produtos

Os alunos de Engenharia de Produção apresentaram seus projetos de novos produtos. Diversos projetos foram apresentados, como o projeto Kteliê, de tecnologias vestíveis, que chegou a criar uma solução de e-commerce e conta na rede social Instagram. Os professores Wilian Feitosa e Fernando Mendonça, os supervisionaram na produção de pôsteres de seus projetos.

Foto: Projeto Kteliê dos alunos do 5º semestre de Engenharia de Produção

Os alunos do Técnico em Administração também apresentaram seus conceitos de novos produtos. Os professores Wilian Feitosa, William Rosseti e Andrea Morás organizaram a sessão de apresentação de trabalhos. Os vencedores de melhor projeto de novo produto foram Tekistue, na Engenharia de Produção, e YouWatch, do técnico em administração.

Campeonato de Debates

Uma inovação desta edição foi o primeiro campeonato de debates. Os professores Irando Martins e Wilian Feitosa organizaram e moderaram o campeonato, que teve 8 inscritos. Temas como aborto, segurança da informação, habitação e vigilância pelo estado foram debatidos. Na final, os alunos Jusevaldo Nascimento, de Gestão de Projetos, e Eliete Brasilino, debateram e Eliete foi escolhida pela banca formada pelos professores Lincon Lopes, Tatiana Picosque e Valdir Santos como a vencedora.

Foto: Os alunos de Gestão Pública João Procópio e Eliete Brasilino em debate.

Foto: O aluno de Gestão de Projetos Jusevaldo Nascimento em debate.

Foto: A comissão organizadora e os participantes

Sessão de Apresentação e Aprimoramento de Trabalhos Acadêmicos

Neste ano, 25 trabalhos no formato de resumo expandido foram apresentados, de 3 instituições de ensino diferentes. Alunos de Iniciação Científica, de Graduação e Pós Graduação apresentaram seus trabalhos e foram orientados em 5 sessões online, que contaram com os professores Wilian Feitosa, Fernando Rossi e Alessandro Rosini, do campus Pirituba, Marlette Cássia, de Caraguatatuba e Eduardo Mangini, de São Roque. Os trabalhos serão publicados em anais do evento. Os melhores trabalhos foram indicados para as revistas parceiras Revista de Inovação Social, QualIF e REPAE. O trabalho “Estudo de caso: como as redes sociais mobilizaram a emissão de títulos eleitorais na faixa etária de 16 a 18 anos nas eleições de 2022”, das alunas de TGP Sofia Gomes Sampaio Zandonadi e Maria Luiza Mendes Moura, foi considerado o melhor trabalho de graduação e iniciação científica, e “BLOCKCHAIN APLICADO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS”, dos alunos de Gestão de Projetos Lucas Melo De Chiara, Jonas Chirico dos Santos e Anderson Coelho De Souza, e “FUSÕES E AQUISIÇÕES NO SETOR BANCÁRIO: ESTUDO DE EVENTOS NA DÉCADA MARCADA PELA CRISE NO SISTEMA FINANCEIRO INTERNACIONAL (2001 A 2011)”, do professor Lincon Lopes, foram considerados os melhores de pós graduação.

Foto: Sessão de Aprimoramento com o prof Mangini

Sessão de Orientação Profissional

Por fim, o evento contou com uma sessão de orientação profissional, em que os alunos de pós graduação ofereciam conselhos profissionais e discutiam os rumos de suas carreiras com alunos dos cursos técnicos e de graduação do campus. A atividade envolveu 46 alunos inscritos, 20 alunos orientadores e 26 orientados, que se reuniram aos pares para conversas de 30 minutos, após disponibilizarem seus currículos uns aos outros. Comentando o evento, o aluno de Gestão de Projetos, Frederico de Lira, um dos orientadores, declarou que “Gostei bastante de ter participado da Sessão de Orientação de Carreira. Orientar nos permite pensar em nossos próprios dilemas”.