Página inicial > Últimas Notícias > Publicações > Aprendizagem sobre cibersegurança com gamificação no curso técnico de redes de computadores

Publicado em Sexta, 04 de Agosto de 2023, 16h11 | por Matias | Voltar à página anterior

Nesta semana no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus São Paulo Pirituba proporcionamos aos estudantes do curso técnico de redes de computadores, ações pedagógicas de aprendizado com gamificação em cyber segurança, com o jogo de tabuleiro Hacker Rangers.

Desde 2017, o grupo de professores de informática realiza discussões no grupo de pesquisa GITES (Grupo de Informática e Tecnologia em Educação e Sociedade) com o propósito de articular ensino, pesquisa e extensão na temática de cibersegurança. Os cursos técnico de redes de computadores integrado ao ensino médio, e o tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas possuem componentes curriculares de ensino que tratam sobre aspectos fundamentais de cibersegurança, que auxiliam os estudantes futuros egressos a utilizar esses conhecimentos de modo prático, tanto no desenvolvimento de sistemas, como na manutenção e administração de redes de computadores.

Em 2019, o Prof. Me. Renato Cristiano Montanher apresentou a proposta de gamificação em componentes curriculares do curso técnico de redes, com interdisciplinaridade de algoritmos e programação, junto ao componente curricular de gestão e segurança da informação, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem. Com utilização de recursos e atividades de modo lúdico, e assim tornando o uso das tecnologias da informação e comunicação mais eficientes, indo além da proposição de aulas tradicionais. Ao longo dos últimos anos, estivemos aprimorando a visão interdisciplinar e buscando por meio do grupo de pesquisa novas ações que pudessem contemplar a realidade de nossos estudantes.

Com isso, a partir do segundo semestre de 2023, estabelecemos essa ação de gamificação com uso de jogo de tabuleiro voltado ao aprendizado de cibersegurança dentro do contexto das aulas de gestão e segurança da informação, e também em programação desde o primeiro ano até o terceiro. Nosso objetivo com essas ações é que estudantes dos segundos e terceiros anos tenham a oportunidade de interagir com outros colegas, e de maneira lúdica realizar a revisão de conteúdos e conceitos estudados no curso de REDES, que tratam da importância da cibersegurança e programação no cotidiano, na cidadania e no mundo do trabalho.

Autores:  Prof. Me. Renato Cristiano Montanher

Prof. Dr. Felipe Rodrigues Martinez Basile