Página inicial > Últimas Notícias > Publicações > Evento GITESDevelop destaca trabalhos desenvolvidos com a curricularização da extensão no curso de TADS

Publicado em Sexta, 01 de Setembro de 2023, 16h10 | por Matias | Voltar à página anterior

O Curso de TADS (Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) em parceria com o GITES (Grupo de Informática e Tecnologia em Educação e Sociedade) do Campus São Paulo Pirituba, realizou junto a comunidade externa do IFSP o evento presencial: GITES Develop na extensão.

Com objetivo de divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do 2º semestre do curso TADS contextualizados no componente curricular PTBPEX2 (Projeto de Extensão 2), e realizar atividades de comunicação científico-tecnológica. O evento foi realizado no dia 30/08/2023 (quarta-feira) das 19h às 22h, aberto a toda comunidade externa foi dividido em duas partes:

Parte 1: Os estudantes apresentaram seus trabalhos em formato de apresentação pitch elevator com destaque a detalhes do processo de ideação, trabalhado no 1º semestre de 2023, junto com o Prof. Dr. Fábio Teixeira em PTBPEX1 (projeto de extensão 1 - componente curricular do curso de TADS), com vistas a uma solução proposta que atenda a uma determinada comunidade. Houve destaque ao diálogo dos estudantes sobre as temáticas relacionadas aos objetivos de desenvolvimento sustentáveis (ODSs) da agenda  2030 da ONU, com os problemas identificados na comunidade pelos mesmos.

Parte 2: Os professores dos componentes curriculares, a serem trabalhados no 2º semestre de 2023, juntos com o Prof. Dr. Felipe Rodrigues Martinez Basile no componente curricular PTBPEX2 (projeto de extensão 2), destacaram os pontos de aprendizagem que desenvolverão com estudantes, e serão aprimorados no processo de desenvolvimento de software de suas soluções.

As ações de curricularização da extensão no curso de TADS continuarão ao longo do semestre com a realização de atividades de aprimoramento das ideias, conversas com a comunidade interna e externa, docentes, servidores, e respectivos registros realizados em formato de relatório científico-tecnológico para completude do Ciclo I do projeto de extensão ao final do ano.  No mês de outubro os estudantes de TADS realizarão uma nova ação de curricularização da extensão em TADS, com a comunicação sobre seus projetos de extensão na semana nacional de ciência e tecnologia, a ser realizada entre os dias 25 a 27 de outubro deste ano. E ao final do ano entregarão o relatório final do projeto de extensão desenvolvido articulado com ensino e pesquisa.

Autores:

Prof. Dr. Fabio Teixeira