Página inicial > Últimas Notícias > Publicações > Equipe do IFSP Pirituba conquista 2º lugar em evento de extensão do projeto Novos negócios em TIC

Publicado em Quarta, 13 de Setembro de 2023, 16h45 | por Matias | Voltar à página anterior

Nesta última segunda-feira, 11 de setembro de 2023, a equipe de desenvolvimento mobile denominada LIGHTNING BOLT coordenada pelo Prof. Dr. Felipe Rodrigues Martinez Basile (IFSP-PTB), participou de evento chamado BORA COMPARTILHAR, e conquistou o segundo lugar entre as cinco equipes finalistas, em um total de 41 equipes de todo o Brasil que participam do edital Novos negócios em TIC.

preview

Fonte: (Créditos - Canal Youtube Novos Negócios em TIC - IFCE)

O evento foi transmitido pelo canal Novos Negócios em TIC no youtube, e teve dois momentos de avaliação com a participação protagonista de nossos estudantes. Essa equipe do IFSP que compõe a equipe lightning bolt é formada pelos seguintes estudantes: Vinícius Alves Rocha dos Santos - IFSP PiritubaDorivaldo Marques da Silva Júnior - IFSP VotuporangaNicolas Alberto Arvani - IFSP SaltoJúlio César Dantas de Melo - IFSP Jundiaí, uma equipe multi campi do IFSP que tem apresentado uma excelente sinergia de trabalho com habilidades e competências complementares a partir dos conhecimentos adquiridos em diferentes cursos: superiores em tecnologia, redes de computadores e logística.

preview

A equipe propôs o desenvolvimento de aplicativo mobile chamado aiEuAprendo que pudesse auxiliar os alunos do ensino médio, e também de outros níveis de aprendizagem, a se tornarem verdadeiros estudantes. Nessa proposta os estudantes pesquisaram sobre as principais descobertas da neuropedagogia, observando questões de problemas existentes no hábito de estudo de diferentes alunos. Com essa pesquisa sobre como estudar, quando estudar, e questão da qualidade versus quantidade de estudos, nossos estudantes buscaram desenvolver uma solução que pudesse utilizar aspectos de boa usabilidade (design), o uso de proposta de gamificação com inteligência artificial (programação), e estruturação de modelo de negócio para proposta de valor e geração de receitas (empreendedorismo), além de fortalecer a entrega de funcionalidades do aplicativo com a seguinte estratégia: a visão de que um estudante precisa assistir aulas com atenção, realizar as tarefas propostas pelos professores, fazer revisões, e ter uma boa noite de sono para fazer com que o ciclo de aprendizagem se complete considerando aspectos fisiológicos como o ciclo circadiano.

preview

Na primeira fase de avaliação a equipe Lightning bolt apresentou os resultados da implementação da programação mobile aprendidos, em componentes curriculares do curso de extensão do projeto Novos Negócios em TIC, utilizando conhecimentos de linguagem SWIFT para aplicação em ecossistema de dispositivos Apple (como tablets, smartphones e smartwatches), especificamente que utilizam o sistema operacional iOS.

Na segunda fase de avaliação uma banca examinadora externa, com a participação de profissionais de inovação e startups, trouxeram uma análise sobre cada uma das propostas dos 5 finalistas deste evento. A equipe Lightning bolt fez uma apresentação no formato de pitch em 7 minutos, onde estruturam a apresentação da proposta como uma estória de um típico aluno do ensino médio, que apesar de um bom aluno, era um péssimo estudante. E a partir dessa estória desenvolveram as falas de problematização, solução proposta, modelo de negócio, proposta de valor, parcerias e próximas ações dentro da perspectiva de oferta de um novo negócio em TIC.

Ao final das avaliações da fase 1 e 2 a coordenação do evento divulgou os resultados classificatórios, em que a equipe Lightning bolt conquistou a segunda colocação dentre as 5 equipes finalistas do evento. Esse resultado demonstra a importância da indissociação entre ensino, pesquisa e extensão no IFSP, além do trabalho intercampi que permitiu a participação de estudantes de diferentes campi do estado de são paulo, e pode proporcionar aos nossos estudantes o contato com profissionais de inovação e startups de outros estados do Brasil.

Se você deseja conhecer mais sobre essa solução inovadora da equipe Lightning bolt, convidamos a você que acesse o site de divulgação da proposta do aplicativo aiEuAprendo, que ainda está em desenvolvimento, mas neste momento você pode conferir como funciona e como esse tipo de solução pode auxiliar milhares de estudantes em todo o Brasil. Acesse o site para conhecer mais: https://aieuaprendo.com.br/

Autor:
Prof. Dr. Felipe Rodrigues Martinez Basile