Página inicial > Últimas Notícias > Notícias Gerais > NOTA DE REPÚDIO AO DESMONTE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA FEDERAL
Notícias Gerais

NOTA DE REPÚDIO AO DESMONTE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA FEDERAL

Publicado em Sexta, 19 de Agosto de 2016, 13h32 | por Pirituba | Voltar à página anterior

Nós, servidores do Instituto Federal de São Paulo, câmpus Pirituba, repudiamos os cortes anunciados pelo Ministério da Educação (MEC) na última segunda feira, relativos ao orçamento dos Institutos Federais em todo o território nacional, no ano de 2017. Nos últimos cinco anos, a rede federal de ensino profissional, técnico e tecnológico duplicou a quantidade de alunos (atualmente são 878.682 matrículas), mas os recursos oferecidos para o ano de 2017 são inferiores aos oferecidos em 2012 (quando o Instituto contava com 487.930 matrículas), se considerarmos a inflação do período.

Enquanto os olhos do povo brasileiro se voltam para o espetáculo das Olimpíadas, o governo federal arbitrariamente propõe cortes orçamentários na educação que tornarão impossível a manutenção cotidiana dos câmpus existentes, que, se não forem fechados, sofrerão para pagar suas contas básicas. Além disso, os cortes inviabilizam a manutenção de bolsas de auxílio aos estudantes mais carentes, que dependem delas para a garantia de seu direito à educação.

Essa redução em quase 30% no orçamento dos Institutos Federais também impacta diretamente o atendimento oferecido à comunidade, uma vez que reduz vagas em cursos de capacitação e qualificação profissional gratuitos e de qualidade nas diversas regiões da capital e do interior.

A ameaça de fechamento de alguns câmpus é real e palpável. Os cortes de bolsas a estudantes e do orçamento para manutenção dos câmpus, a longo prazo, produzirá o sucateamento da educação federal, que só tem a beneficiar os proprietários da educação privada e àqueles que lutam para manter a educação de qualidade como privilégio de poucos.

Precisamos agir para impedir que nossas conquistas, ainda frágeis, sejam destruídas por aqueles que não têm compromisso com a democratização do ensino de qualidade. Contamos com a comunidade para defender esses ideais e continuar promovendo o desenvolvimento da educação e da ciência em nosso país.

Atenciosamente,

Professores e técnicos administrativos do câmpus IFSP-Pirituba.

Para maiores informações, sugerimos a leitura da notícia divulgada pelo CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica):

http://portal.conif.org.br/ultimas-noticias/1022-orcamento-2017-poe-em-risco-funcionamento-das-instituicoes-da-rede-federal.html, acesso em 18/08/2016.