Página inicial > Últimas Notícias > Notícias Gerais > Iniciada parceria colaborativa com os Escoteiros do Brasil
Notícias Gerais

Iniciada parceria colaborativa com os Escoteiros do Brasil

Publicado em Quinta, 08 de Dezembro de 2016, 08h33 | por Pirituba | Voltar à página anterior

Os Escoteiros do Brasil são uma instituição centenária que se destina a complementar a educação dada pela escola e pela família para crianças e jovens entre 6,5 e 21 anos. Este trabalho é feito por meio de atividades que estimulam a harmoniosa convivência com o meio natural, que colaboram em diversas ações sociais e comunitárias, desenvolvendo ainda o civismo e a cidadania. Essas atividades são conduzidas por adultos voluntários não remunerados em centenas de locais. No estado de São Paulo são mais de 300 grupos escoteiros. Os Escoteiros do Brasil, buscando a valorização de seus adultos, e querendo tornar a atividade voluntária mais atrativa, definiram como um de seus objetivos estratégicos a busca do reconhecimento e a certificação da formação escoteira por universidades e outras organizações da sociedade.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), autarquia pública federal com status de universidade, é uma instituição também centenária, reconhecida por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade e que, dentre suas diversas frentes de atuação, se preocupa em estar alinhada às demandas da sociedade, especialmente de abrangência local e regional, oferecendo mecanismos para a educação continuada.

Segundo Cynthia Fisher, diretora-geral do campus Pirituba do IFSP “foi uma grata surpresa quando soubemos que o principal centro de capacitação dos Escoteiros do Brasil no estado de São Paulo está a menos de 5 quilômetros de nosso campus. Estamos muito animados em colaborar com o trabalho abnegado conduzido por estes voluntários”.

Ao longo do mês de novembro ocorreram as primeiras reuniões para capacitação dos voluntários escoteiros no campus Pirituba do IFSP. Foi um momento de aproximação entre o Instituto Federal e os escoteiros, que serviu para avaliar as possibilidades de encaminhamento desta parceria. Para Hania Pilan, diretora acadêmica do campus, a possibilidade de um programa de atividades de extensão em conjunto com os Escoteiros é muito empolgante: “o principal objetivo das atividades de extensão é, justamente, o de envolver e integrar a comunidade e os diversos entes que se localizam no entorno do campus, com o que estamos desenvolvendo internamente”.

Dentre as diversas possibilidades de colaboração do IFSP junto aos Escoteiros estão a assessoria técnica e o oferecimento de conteúdos que enriqueçam a capacitação dos voluntários, tanto para os que atuam como educadores sociais quanto aos que se dedicam a gestão institucional. Este enriquecimento poderá ser ofertado através de ações de educação continuada (FIC) do IFSP Pirituba. Outras possibilidades contemplam a utilização do espaço do campus para encontros dos voluntários adultos do Escotismo e podem culminar com o oferecimento do Programa Educativo escoteiro para alunos do campus e para as crianças e jovens de Pirituba e região, além da possibilidade de replicação do programa em outras unidades da rede federal de ensino.

A articulação destas ações estão em estudo por um grupo integrado por Carmen Barreira, Diretora Nacional de Métodos Educativos dos Escoteiros do Brasil, Prof. Aparecido Duarte Supervisor de Métodos Educativos dos Escoteiros do Brasil em São Paulo, Paulo Hoenen, Diretor de Gestão de Adultos dos Escoteiros do Brasil em São Paulo, Prof. Luciano Henrique Trindade, Coordenador de Curso do IFSP Pirituba, Prof. Robson Barbosa, coordenador de Curso do IFSP Pirituba,  e Prof. Danilo Amorim de Souza, coordenador de Extensão do IFSP Pirituba.

Escotismo

Fundado em 1907, na Inglaterra, por Baden-Powell, é um movimento educacional de jovens que conta com a colaboração de adultos, valoriza a participação de todas as origens sociais, raças e credos e se configura como a maior organização mundial de voluntariado em prol da educação. Sua principal característica é se tratar de um movimento que envolve as famílias em seu dia a dia.

Escoteiros do Brasil

Criada em 1924, é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve trabalhos de educação continuada de crianças e jovens, valorizando o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento social na formação de cidadãos conscientes e atuantes. Em 2016, contou com um contingente de 88.891 escoteiros, nos quais 19.781 são voluntários adultos. Os Escoteiros do Brasil estão presentes em 637 cidades brasileiras, somando um total de 1.291 Grupos Escoteiros. Unidos a um Movimento com cerca de 40 milhões de pessoas no mundo, em mais de 216 países e territórios, a organização é reconhecida como de utilidade pública por meio do Decreto Federal nº 3.297/17 e como instituição de educação extra escola pela Lei nº. 8.828/46.