Página inicial > Últimas Notícias > Publicações > Estudantes do IFSP Pirituba alcançaram ótimo resultado na Pré-Olimpíada Nacional de História do Brasil

Publicado em Quarta, 24 de Junho de 2020, 16h55 | por Editor | Voltar à página anterior
Após quatro semanas debruçados sobre documentos da história do Brasil, estudantes do Curso Técnico Integrado mostraram grande talento como historiadores.

Devido ao adiamento da, já tradicional, Olimpíada Nacional em História do Brasil, que este ano está em sua 12ª edição, os organizadores lançaram a Pré-Olimpíada cujo objetivo foi acolher o público interessado e contribuir para uma atividade ao mesmo tempo lúdica e de aprendizagem durante o período de afastamento do espaço escolar.

Semanalmente, os estudantes receberam questões que deveriam ser respondidas pelo grupo com ajuda de um orientador e de pesquisas realizadas em múltiplas fontes. As questões abarcavam todos os períodos da História do Brasil, estimulando a leitura, interpretação e análise de diversos documentos históricos inseridos em seus contextos de produção. Ainda puderam exercitar noções de cronologia e "brincar" de decifrar a escrita do final do século XIX. Ao longo do período da Pré-Olimpíada, também foi produzido um documento "Diário da Pandemia" no qual os membros da equipe registraram alterações na rotina e sentimentos que foram compartilhados com equipes de todo o Brasil. Ao final, elaboraram um artigo em que analisaram documentos produzidos por seus colegas de outras partes do país.

O resultado foi excepcional: dos 900 pontos possíveis, as equipes alcançaram a incrível marca de 865,70 e mostraram que estão afiadíssimas para participar da 12ª Olimpíada Nacional de História do Brasil.