Página inicial > Últimas Notícias > Publicações > Aluno do Câmpus Pirituba desenvolve sistema para monitoramento do uso de máscaras de proteção

Publicado em Sexta, 07 de Agosto de 2020, 14h32 | por Editor | Voltar à página anterior

Considerando a atual pandemia da COVID-19, o aluno Alexandre Pereira Junior, que já vem desenvolvendo sua pesquisa de IC em detecção de objetos e visão computacional, aplicou os conhecimentos estudados em Inteligência Artificial no problema de monitoramento do uso de máscaras de proteção individual e fez disso seu Trabalho de Conclusão de Curso. Alexandre, que é discente no curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFSP Câmpus São Paulo Pirituba e bolsista de Iniciação Científica do IFSP, desde o início da quarentena, tem trabalhado neste projeto que rendeu frutos. O aluno concluiu o desenvolvimento do protótipo, que utiliza um classificador tradicional em Inteligência Artificial, e agora parte para a segunda parte da IC, que é a implementação e investigação de novas arquiteturas de redes, utilizando Aprendizado Profundo. O TCC do aluno é orientado pelo Prof. Dr. Fabio Oliveira Teixeira e a IC é orientada pelo Prof. Dr. Thiago Pedro Donadon Homem. A imagem apresenta o protótipo desenvolvido pelo aluno, que identifica a face sem máscara, armazena em banco de dados na nuvem e cria um carrossel com as últimas imagens de pessoas sem máscara. O aluno também inseriu um gráfico que apresenta o número de pessoas identificadas que não estavam utilizando máscaras em um determinado ambiente. A aplicação é leve e pode ser replicada em diversos ambientes com baixíssimo custo de implantação.