Página inicial > O que é? > coord-biblioteca > Diretrizes para TCC
Publicado: Quinta, 30 de Julho de 2020, 10h50 | Última atualização em Quarta, 13 de Março de 2024, 12h20 | Acessos: 12278

INÍCIO —

Olá aluno!

Este é um guia que irá ajudar a esclarecer as principais dúvidas que você possa ter durante a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Na produção de trabalhos acadêmicos, como o TCC, é preciso observar determinadas normas a respeito de formatação e apresentação do texto.

O Trabalho de Conclusão de Curso constitui-se um componente curricular constante e obrigatório, conforme definido no Projeto Pedagógico do Curso.

— NORMAS ABNT PARA TRABALHOS ACADÊMICOS

Alunos e servidores do IFSP têm acesso gratuito às Normas Técnicas da ABNT (NBR) e MERCOSUL (AMN), disponíveis na plataforma online do Sistema de Gestão de Normas e Documentos Regulatórios, Target GEDWeb.

O acesso ao conteúdo da plataforma é realizado por meio de busca no Pergamum, clique AQUI.

Tutorial para busca das Normas Técnicas

Abaixo listamos as normas utilizadas para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos:

NBR 6022:2018 – Informação e Documentação – Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação
NBR 6023:2018Informação e Documentação – Referências – Elaboração
NBR 6024:2012Informação e Documentação – Numeração progressiva das seções de um documento – Apresentação
NBR 6027:2012Informação e Documentação – Sumário – Apresentação
NBR 6028:2021 – Informação e Documentação – Resumo – Apresentação
NBR 6034:2004Informação e Documentação – Índice – Apresentação
NBR 10520:2023 – Informação e Documentação – Citações em Documentos – Apresentação
NBR 10719:2015 – Informação e Documentação – Relatório técnico e/ou científico – Apresentação
NBR 12225:2023 – Informação e Documentação – Lombada – Apresentação
NBR 14724:2011Informação e Documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação
NBR 15287:2011Informação e Documentação – Projeto de pesquisa – Apresentação

Além dessas normas, destacamos a Norma de Apresentação Tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (1993) que orienta quanto à apresentação de tabelas nos trabalhos.

FICHA CATALOGRÁFICA  —

Nos trabalhos acadêmicos é inserida uma ficha catalográfica. Ela reúne dados pertinentes à obra, como: nome do autor; título do trabalho; número de folhas e ilustrações; título obtido; nome da instituição de ensino; ano de apresentação do trabalho; e palavras-chave ou assunto. A ficha catalográfica é elaborada pela biblioteca, clique AQUI e veja como e quando solicitar.

ENTREGA DO TCC À BIBLIOTECA —

A Portaria, nº 782 de 16 de fevereiro de 2023, estabelece os procedimentos de entrega dos trabalhos acadêmicos à biblioteca.

Os alunos enviarão os trabalhos concluídos no formato digital (PDF) ao coordenador de curso.

O coordenador deverá gerar no SUAP e encaminhar à Biblioteca:

• termo de autorização de divulgação assinado pelo aluno;
  • ofício de encaminhamento de trabalho de conclusão de curso, dissertações e teses.

O texto completo do TCC deverá ser disponibilizado pelo coordenador no Drive IFSP.

Os trabalhos de conclusão de curso serão publicados no Repositório IFSP.