Página inicial > Formação Continuada > Páginas Estáticas > ADS - Atividades Complementares

ADS - Atividades Complementares

Publicado: Segunda, 26 de Abril de 2021, 18h58 | Última atualização em Terça, 27 de Abril de 2021, 14h25 | Acessos: 6592

As Atividades Complementares têm a finalidade de enriquecer o processo de aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social do cidadão e permitindo, no âmbito do currículo, o aperfeiçoamento profissional, agregando valor ao currículo do estudante. Frente à necessidade de se estimular a prática de estudos independentes, transversais, opcionais, interdisciplinares, de permanente e contextualizada atualização profissional, as atividades complementares visam uma progressiva autonomia intelectual, em condições de articular e mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes, valores, para colocá-los em prática e dar respostas originais e criativas aos desafios profissionais e tecnológicos.

As atividades complementares são optativas, podendo ser realizadas ao longo de todo o do curso de graduação, durante o período de formação, totalizando 80 horas, a serem incorporadas na integralização da carga horária do curso. É importante destacar que o controle das atividades complementares é realizado pelo colegiado de curso/coordenação.

Para ampliar as formas de aproveitamento, assim como estimular a diversidade destas atividades, apresentamos a seguir uma tabela com algumas possibilidades de realização e a respectiva regulamentação:

Atividade

Carga horária mín. por cada atividade

Carga horária máx. por cada atividade

Carga horária máxima no total

Documento comprobatório

Componente curricular de outro curso ou instituição

40 h

Certificado de participação, com nota e frequência.

Eventos científicos: congresso, simpósio, seminário, conferência, debate, workshop, jornada, fórum, oficina, etc.

6 h

30 h

Certificado de participação

Curso de extensão, aprofundamento, aperfeiçoamento e/ou complementação de estudos

40 h

Certificado de participação, com nota e frequência, se for o caso

Seminário e/ou palestra

4 h

Certificado de participação

Visita Técnica em empresas com atividades relacionadas ao curso

10 h

Relatório com assinatura e carimbo do responsável pela visita.

Ouvinte em defesa de TCC, monografia, dissertação ou tese

5 h

Relatório com assinatura e carimbo do responsável.

Pesquisa de Iniciação Científica, estudo dirigido ou de caso

40 h

Relatório final ou produto, com aprovação e assinatura do responsável.

Apresentação de trabalho em evento científico

Certificado

Publicação de resumo em anais ou de artigo em revista científica

Cópia da publicação

Campanha e/ou trabalho de ação social ou extensionista como voluntário

30 h

Relatório das atividades desenvolvidas aprovado e assinado pelo responsável.

Programa Bolsa Discente

40 h

Relatório das atividades desenvolvidas aprovado e assinado pelo responsável.

Docência em mini-curso, palestra e oficina

20 h

Relatório das atividades desenvolvidas e declaração.

Representação Estudantil

Declaração da instituição

* Outras atividades que não estiverem relacionadas poderão ser analisadas pelo Colegiado de Curso ou pelo Coordenador para validação.

Para efeito de acompanhamento, supervisão e validação das atividades complementares, caberá ao discente participar das atividades e realizar o procedimento indicado pela Coordenadoria de Registros Acadêmicos para o lançamento e a validação das atividades complementares, apresentando a documentação comprobatória de sua efetiva participação nas atividades realizadas, sempre que solicitado.

A validade das atividades complementares estará sujeita a análise e aprovação da instituição, por meio do colegiado de curso/coordenação, mediante a apresentação da documentação comprobatória da realização da atividade.

TUTORIAL: https://itq.ifsp.edu.br/images/CRA/Requerimentos/TUTOTRIAL_DO_MDULO_DE_REQUERIMENTOS_DO_SUAP_-_ALUNOA_1.pdf