Página inicial > Últimas Notícias > Notícias Gerais > Iniciativas de Internacionalização
Notícias Gerais

Iniciativas de Internacionalização

Publicado em Quinta, 20 de Abril de 2017, 10h23 | por Pirituba | Voltar à página anterior

Em 2017, o Campus São Paulo Pirituba desenvolve iniciativas para internacionalização com objetivo de fortalecer sua capacidade em pesquisas nas áreas tecnológicas e de línguas estrangeiras, e tem recebido convites de importantes instituições e universidades da América do Sul e Estados Unidos.

O estabelecimento dessas iniciativas tem o propósito de promover a internacionalização do IFSP – Campus São Paulo Pirituba – com o desenvolvimento das pesquisas entre docentes e alunos, e especialmente o fomento ao trabalho colaborativo de pesquisas e troca de experiências em tecnologias da informação e comunicação, e de estudos em línguas estrangeiras (Inglês, Português e Espanhol). Abaixo estão informações sobre as principais iniciativas neste primeiro semestre de 2017 no âmbito Internacional.

Chile – Universidade de Santiago

O Instituto Federal de São Paulo - Campus São Paulo Pirituba - recebeu convite por meio do Prof. Dr. Felipe Rodrigues Martinez Basile, para participar de pesquisas tecnológicas junto a um importante grupo multidisciplinar da Universidade de Santiago no Chile, liderado pelo Prof. Dr. Arturo Rodriguez (ao lado na foto), e do Decano Dr. Gumercindo Vilca de la Facultad de Tecnológica. Este grupo de pesquisa tem realizado estudos sobre a percepção das tecnologías junto aos chilenos e sua importancia na educação. Cerca de 1300 pessoas participaram da pesquisa na comunidade chilena, com aplicação de um questionário para o entedimento da percepção tecnológica na vida das pessoas e também na educação. Os resultados entre os chilenos demonstraram a importancia das tecnologías para as relações interpessoais, sendo muito importante para qualidade da educação. Em 2017, o grupo multidisciplinar chileno pretende ampliar suas pesquisas em outros países da América do Sul, especialmente com o IFSP – Campus São Paulo Pirituba, e também desenvolver parcerias de estudos na área de tecnología da informação e comunicação, assim como também na área línguistica (Inglês, Português e Espanhol) asociados ao desenvolvimento tecnológico.

Estados Unidos - Pen Pal

O Instituto Federal de São Paulo – Campus São Paulo Pirituba estabeleceu parceria com a Mount Vernon High School, tradicional escola de ensino médio americano, localizada em Alexandria – Virginia, para o desenvolvimento de um projeto de troca de correspondências entre os alunos das duas instituições, supervisionado por um professor-mediador.

A proposta está ancorada no princípio de que o aluno transite entre culturas diferentes, por meio de trocas de experiência de intercâmbio cultural e virtual, além de motivar o aluno para o aprendizado de línguas  estrangeiras  e preparação para sua vida profissional.

A parceria surgiu após a Prof. Dra. Teresa Helena Buscato Martins ter participado por 2 meses do programa SETE-CAPES/NOVA de capacitação para professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, realizado pela Northern Virginia Community College em Woodbridge, Virgínia – EUA.