Nossos Grupos de Pesquisa
Lista de Grupos de Pesquisa
LINTEC - Linguagens, Tecnologia e Cultura
SONAED – Sociedade, Natureza e Educação
GITES - O Grupo de Informática e Tecnologia em Educação e Sociedade
Grupo de Pesquisa em Abordagens Teóricas e Práticas para uma Formação Crítica
LINTEC - Linguagens, Tecnologia e Cultura é um grupo de pesquisa multidisciplinar, que reúne pesquisadores das áreas de Linguística, Linguística Aplicada, Teoria e História Literária, Matemática, Artes e Educação, que desenvolvem estudos na área da linguagem em sentido amplo e enfocam questões relativas à linguagem nas suas diferentes formas – verbal, não-verbal, matemática, computacional, linguística, literária –, além de estudos relacionados à formação docente, ao ensino e aprendizagem de línguas diversas, uso de tecnologias aplicadas à educação, às avaliações e seus impactos sociais.
SONAED – Sociedade, Natureza e Educação é um grupo multidisciplinar que congrega as áreas de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e Ciências Humanas (Geografia, História, Filosofia e Sociologia) para o desenvolvimento de projetos que atendam a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão a partir do suposto da pesquisa-ação e da permanente análise de temas relativos à formação de professores, à dinâmica da sociedade, da ciência e das relações ensino-aprendizagem.
GITES - O Grupo de Informática e Tecnologia em Educação e Sociedade é interdisciplinar e, em sua origem, reúne a área de informática com especificidades nas subáreas de: programação e banco de dados, redes de computadores. Configura-se como um espaço de encontro e interação entre pesquisadores para a discussão, organização e análise de tópicos relacionados às áreas temáticas que são: Informática e Sociedade, ambientes colaborativos e redes digitais sociais, interação humano-computador, modelagem e simulações computacionais, programação e banco de dados, segurança da informação, tecnologias assistivas, robótica, e informática e terceira idade. Os pesquisadores que desejam estar envolvidos neste grupo foram convidados para participar de parceria internacional em pesquisas colaborativas com grupos multidisciplinares da América Latina, com possibilidade de estabelecer integração entre Brasil, Chile e Colômbia, promovendo e disseminando o conhecimento de forma conjunta.
Grupo de Pesquisa em Abordagens Teóricas e Práticas para uma Formação Crítica
O lugar do ensino das disciplinas de humanidades, sobretudo de Literatura e Artes, no currículo da educação técnica e tecnológica tem sido, nos últimos tempos, questionado e mesmo convocado a justificar sua existência frente às demandas à que a formação proposta por tal currículo se propõe a atender. Nesse contexto, é urgente a demonstração da importância do ensino de literatura e arte para uma formação que geste pessoas capazes de atuar crítica e conscientemente no mundo em que vivem. A pesquisa sobre as diversas formas de manifestação artística, aliada à reflexão sobre o papel do convívio com a arte em uma formação para o pensamento crítico, fortalecem a percepção da necessidade do ensino artístico como elemento fundamental de uma educação para a vida em sociedade.