Ir direto para menu de acessibilidade.
  • YouTube
Início do conteúdo da página

ADS - Atividades de Pesquisa

Publicado: Segunda, 26 de Abril de 2021, 19h02 | Última atualização em Quarta, 06 de Abril de 2022, 16h55 | Acessos: 7675

De acordo com o Inciso VIII do Art. 6 da Lei No 11.892, de 29 de dezembro de 2008, o IFSP possui, dentre suas finalidades, a realização e o estímulo à pesquisa aplicada, à produção cultural, ao empreendedorismo, ao cooperativismo e ao desenvolvimento científico e tecnológico. São seus princípios norteadores, conforme seu Estatuto: (I) compromisso com a justiça social, a equidade, a cidadania, a ética, a preservação do meio ambiente, a transparência e a gestão democrática; (II) verticalização do ensino e sua integração com a pesquisa e a extensão; (III) eficácia nas respostas de formação profissional, difusão do conhecimento científico e tecnológico e suporte aos arranjos produtivos locais, sociais e culturais; (IV) inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais e deficiências específicas; (V) natureza pública e gratuita do ensino, sob a responsabilidade da União.

No IFSP, as atividades de pesquisa são conduzidas, em sua maior parte, por meio de grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), nos quais pesquisadores e estudantes se organizam em torno de inúmeras linhas de investigação. O IFSP mantém continuamente a oferta de bolsas de iniciação científica e o fomento para participação em eventos acadêmicos, com a finalidade de estimular o engajamento estudantil em atividades dessa natureza.

Os docentes, por sua vez, desenvolvem seus projetos de pesquisa sob regulamentações responsáveis por estimular a investigação científica, defender o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, viabilizar a captação de recursos em agências de fomento, zelar pela qualidade das atividades de pesquisa, entre outros princípios. Abaixo estão listados os Grupos de Pesquisa no Câmpus São Paulo Pirituba:

GITES - Grupo de Informática e Tecnologia em Educação e Sociedade

O GITES (Grupo de Informática e Tecnologia em Educação e Sociedade) promove a realização de estudos, discussões e pesquisas, focados em pesquisa e inovação tecnológica com o aprimoramento de conhecimentos em informática e tecnologias da informação e comunicação no contexto da educação e na sociedade. Apresenta como linhas de pesquisa: educação à distância, algoritmos e programação de computadores, análise e mineração de dados, aplicações em robótica, aprendizagem de máquina, Gestão, análise e segurança de dados e informação, que permitem o desenvolvimento de ações interdisciplinares considerando os componentes curriculares do curso de análise e desenvolvimento de sistemas. O grupo de pesquisa tem atuado com trabalhos multicêntricos com pesquisadores internacionais (Prof. Dr. Leonardo Juan Ramirez López, da Universidade Militar Nueva Granada), permitindo ações de pesquisa envolvendo estudantes e docentes do curso de ADS. Além da criação de eventos de fomentos de pesquisa durante a semana nacional de ciência e tecnologia - SNCT como: CAFÉ com GITES (que promove a discussão de ciência e tecnologia em mesas redondas e atividades interativas contextualizando a ciência aplicada e o uso consciente das tecnologias da informação e comunicação). A elaboração de oficinas de formação científica e tecnológica, com participação de docentes e estudantes, trazendo capacitação em pesquisa, tanto para normalização de trabalhos acadêmicos, e pesquisa de artigos em periódicos pelo portal CAPES e bases de dados, compatibilizando a formação do discente para o trabalho com aspectos de pesquisa científica e tecnológica.

Endereço para acessar este espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7528238432160652

registrado em:
Fim do conteúdo da página