Ir direto para menu de acessibilidade.
  • YouTube
Início do conteúdo da página

ADS - Trabalho de Conclusão de Curso

Publicado: Segunda, 26 de Abril de 2021, 19h03 | Última atualização em Quarta, 06 de Abril de 2022, 17h14 | Acessos: 9684

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se numa atividade curricular, de natureza científica, em campo de conhecimento que mantenha correlação direta com o curso. Deve representar a integração e a síntese dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, expressando domínio do assunto escolhido.

Assim, os objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso são:

  • consolidar os conhecimentos construídos ao longo do curso em um trabalho de pesquisa ou projeto;
  • possibilitar, ao estudante, o aprofundamento e articulação entre teoria e prática;
  • desenvolver a capacidade de síntese das vivências do aprendizado.

O TCC para os estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP Câmpus São Paulo Pirituba é uma atividade curricular obrigatória podendo ser desenvolvida em grupo com carga horária prevista de 80 horas para sua realização que, somada às 2000 horas distribuídas entre as disciplinas, perfazem o total de 2080 horas da carga horária total mínima do curso.

A produção deverá estar relacionada com as áreas do currículo do curso e as competências adquiridas, tendo a orientação de um professor. O orientador deverá pertencer ao quadro docente do Câmpus São Paulo Pirituba com o nível de escolaridade mínima em especialização.

O compromisso de orientação entre aluno e professor deverá ser acordado a partir de um termo, devendo ser entregue ao Coordenador de Curso pelo aluno após as assinaturas para que possa ser arquivado para consultas necessárias. 

A primeira etapa da orientação será a elaboração do pré-projeto a ser arquivado na Coordenação de Curso. Junto ao Colegiado, o pré-projeto será avaliado a partir das seguintes informações: viabilidade, relevância, coerência, adequação pedagógica, estrutura e se a proposta é pertinente com o PPC. Após a análise final o aluno receberá as devidas apreciações e/ou sugestões. O aluno apenas dará continuidade no trabalho com a aprovação desta fase inicial pelo Colegiado de Curso. 

É importante salientar que o Colegiado do Curso, enquanto órgão que acompanha e coordena o processo de desenvolvimento do TCC, avaliará a proposta dos trabalhos com base nos seguintes critérios: 

  1. a) Valor acadêmico, consolidação dos conhecimentos, inovações apresentadas ou utilidade prática do projeto; 
  2. b) Cronograma de execução; 
  3. c) Condições e materiais disponíveis para desenvolvimento.

Quanto aos encontros para orientação, estes deverão ser formalizados através de relatório especificando data e atividades desenvolvidas. Os encontros de orientação poderão ser iniciados a partir do 4º semestre, finalizando-se com a apresentação final do TCC no 6º semestre ou com o prazo de integralização do curso.

O aluno deverá defender o seu trabalho perante uma Banca pública de Avaliação composta pelo orientador e pelo menos mais um membro docente. Ao final a Banca considerará o trabalho “Aprovado”, “Reprovado” ou “Aprovado com restrições”. Prazos, datas, horários e composição da Banca Avaliadora serão aprovados pelo Colegiado de Curso.

No caso de “Aprovação” ou “Aprovação com restrições” e de acordo com os prazos de entrega final do TCC, o aluno deverá enviar ao orientador, em formato digital ou impresso a critério do orientador, uma cópia do trabalho, considerando as observações da Banca quanto às possíveis alterações. O orientador é responsável por avaliar se foram feitas todas as correções solicitadas pela Banca e, após este procedimento, enviar o trabalho à biblioteca para que o mesmo possa ser disponibilizado para consulta de toda comunidade acadêmica. O aluno que obter “Aprovação com restrições”, somente será considerado aprovado no TCC após a aprovação realizada pelo professor orientador que verificará o cumprimento das correções solicitadas pela Banca.

Caso haja reprovação, o aluno deverá realizar todo o trabalho novamente, podendo ou não haver modificação do tema e do orientador.

Outra atividade a ser proposta aos orientandos através da Coordenação do Curso será a apresentação do trabalho em formato de pôster na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A apresentação visa à troca de experiências entre a comunidade acadêmica, seja no contexto empírico como no conhecimento técnico da área. Esta apresentação não isenta o aluno da apresentação e aprovação perante a banca.

As normas para desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso poderão ser consultadas a partir do documento desenvolvido pelo NDE/Colegiado do curso, estando este disponível em formato digital no site da Instituição e impresso na biblioteca do Câmpus.

Normas para o desenvolvimento do TCC

Template do Pré-projeto

Template do TCC

Orientações Gerais para Avaliação do TCC

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página