Ir direto para menu de acessibilidade.
  • YouTube
Início do conteúdo da página

Bacharelado em Engenharia de Produção - Laboratórios

Publicado: Terça, 17 de Agosto de 2021, 15h45 | Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2023, 12h34 | Acessos: 6695

Aspectos gerais

O câmpus São Paulo Pirituba do IFSP dispõe dos laboratórios de Física e Engenharia, sala D03, e de Química e Biologia, sala C06, os quais ficaram prontos em 2021 e iniciaram seu funcionamento em 2022, com a volta das aulas presenciais, após o período de atividades remotas devido à pandemia de Covid-19. Neles, alunos e alunas predominantemente dos cursos de Engenharia e do Ensino Médio podem ter aulas experimentais que lhes permitam verificar na prática o conhecimento adquirido em aulas teóricas. Também é possível utilizá-los para atividades de pesquisa e iniciação científica. Também é recente a elaboração de um documento contendo normas que disciplinam o uso dos dois laboratórios. Tais normas foram aprovadas pelo NDE (Núcleo Docente Estruturante) e pelo Colegiado do Curso de Engenharia de Produção e estão sujeitas a revisão periódica, para que estejam sempre adaptadas às exigências que se fizerem presentes e à realidade do câmpus. Outros documentos também serão oportunamente elaborados, objetivando o aprimoramento do uso seguro desses ambientes e a formalização de práticas que lhes permitam um melhor gerenciamento. 

Ambos os laboratórios estão sob a responsabilidade da coordenadoria do curso de Bacharelado em Engenharia de Produção (BEP) e seu uso está condicionado à obediência às normas retromencionadas, as quais podem ser acessadas através do link disponibilizado abaixo. Atualmente, os dois laboratórios funcionam de segunda a sexta-feira (conforme o calendário acadêmico), das 8:00 às 17:00, sendo necessário realizar o prévio agendamento de seu uso. 

Normas para os laboratórios de Química e Biologia, sala C06, e de Física e Engenharia, sala D03 

 

Breve descrição do laboratório de Física e Engenharia

O laboratório de Física e Engenharia está localizado na sala 03 do bloco D. Reúne materiais e equipamentos que servem tanto à disciplina de Física quanto às de Engenharia. Está equipado com, por exemplo, uma máquina de ensaios mecânicos associada a computador a qual pode ser usada para testar as propriedades mecânicas estudadas em Ciências dos Materiais. Há, ainda, 4 bancadas eletrotécnicas que podem ser usadas para as aulas práticas de Eletricidade Aplicada e de Física. Tais equipamentos são acompanhados por diversos dispositivos ou módulos, como botoeiras, relés, contatores, chaves, transformadores e motores. Essas bancadas eletrotécnicas permitem a alunos e alunas treinar e desenvolver seus conhecimentos sobre as instalações elétricas e sobre conceitos e teorias do Eletromagnetismo. Nesta mesma área, há mais duas bancadas para o treinamento de comandos elétricos. Adicionam-se, ainda, outros equipamentos e instrumentos como paquímetros, multímetros, relógios comparadores e apalpadores, micrômetros, que podem ser utilizados para, por exemplo, estudos de Metrologia. Prot-o-boards, fontes de bancada, osciloscópios, geradores de função e de ondas estacionárias, medidor de capacitância e um espectrofotômetro também estão disponíveis. Mais especificamente para as aulas de Física, há kits didáticos para experimentação nas subdisciplinas de Mecânica, Termologia, Eletricidade e Magnetismo. O laboratório possui, além disso, ar condicionado e 4 bancadas de madeira sobre as quais os aparatos experimentais podem ser montados. 

   

  

Breve descrição do laboratório de Química e Biologia

O laboratório de Química e Biologia localiza-se na sala 06 do bloco C. Trata-se de uma sala de pequenas dimensões onde se encontram 4 bancadas acompanhadas de banquetas de madeira. Destina-se a uso básico, posto que o câmpus não oferece cursos na área química, mas é componente obrigatório para o curso de Engenharia de Produção e seus componentes curriculares da área de Química. Possui 4 pias para a lavagem de vidrarias usadas durante as aulas, um chuveiro lava-olhos (EPC ou Equipamento de Proteção Coletiva destinado à lavagem dos olhos em caso de acidentes com produtos químicos que atinjam essa área do corpo). Há, também, uma capela de exaustão, para o trabalho com substâncias ou misturas que eliminem vapores perigosos. Um destilador acoplado a barrilete permite a produção de água destilada para uso durante os experimentos. Além disso, estufa, balanças analítica e semianalítica, microscópios e estereoscópios, peagâmetro e agitador magnético são exemplos de equipamentos também presentes. Há à disposição de usuários e usuárias diversas vidrarias e utensílios típicos de laboratório químico. Lâminas e lamínulas, tesouras e bisturis podem ser usados nas aulas de Biologia. Quanto aos reagentes químicos, a diversidade existente no laboratório não é, por enquanto, elevada. Devido à falta de um almoxarifado e ao pequeno tamanho da sala, os reagentes à disposição existem em número bem limitado. Ademais, alguns elementos essenciais ainda precisam ser instalados para completar a usabilidade do laboratório, como válvulas de gás, para experimentos com chama. Tais pendências estão sendo resolvidas e os requisitos faltantes serão providenciados. Enquanto o câmpus procura solucionar tais problemas, o uso do laboratório permanece limitado. O laboratório também dispõe de ar condicionado.

   

  

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página