Ir direto para menu de acessibilidade.
  • YouTube
Página inicial > Graduações > Licenciatura em Letras Português/Inglês > Páginas Estáticas > Licenciatura em Letras Português/Inglês - O curso
Início do conteúdo da página

Licenciatura em Letras Português/Inglês - O curso

Publicado: Terça, 02 de Julho de 2019, 21h32 | Última atualização em Quarta, 11 de Outubro de 2023, 06h18 | Acessos: 24665

 

  • OBJETIVOS DO CURSO

 

Objetivo Geral:

O Curso Superior de Licenciatura em Letras do câmpus São Paulo Pirituba tem como objetivo formar professores/as de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas, capazes de atuar com competência linguística e domínio das formas de cultura desenvolvidas a partir das línguas contempladas.

O Curso, assim compreendido, objetiva formar o egresso/a para atuar na Educação Básica e Tecnológica de forma crítica, reflexiva e consciente da sua atuação educacional, política e social.

 

Objetivos Específicos:

  • Formar professores/as competentes, do ponto de vista linguístico, nas línguas contempladas, e nas diferentes modalidades em que elas se manifestam, no que se refere aos conhecimentos estruturais, funcionais e situacionais.
  • Formar professores/as capazes de compreender a língua dentro do espectro da diversidade e da inclusão, considerando o valor histórico, social, político e cultural em que ela se insere.
  • Formar professores/as aptos/as a compreenderem criticamente a leitura literária em língua portuguesa e em língua inglesa como parte do processo da formação da cultura.
  • Habilitar o/a professor/a a perceber diferentes contextos interculturais.
  • Embasar o/a professor/a com instrumentos da teoria e da crítica literárias para refinar as possibilidades de percepção, compreensão, interpretação e correlação do texto literário com o seu contexto de produção e de recepção.
  • Embasar o/a professor/a com um instrumental teórico que proporcione uma ação mediada pela reflexão consistente, permitindo que sua atuação como educador/a se construa mediante a integração com o conhecimento.
  • Embasar o/a professor/a com os referenciais acadêmicos que ofereçam suporte para que se garanta a indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão.
  • Promover, junto ao/à professor/a, a reflexão sobre a linguagem como um fenômeno social, cultural, psicológico, político e ideológico vivenciado no cotidiano da atuação educacional.
  • Habilitar o/a professor/a a atuar com pleno domínio dos conhecimentos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
  • Habilitar o/a professor/a a dominar as técnicas, estratégias e metodologias educacionais que permitam uma adequada transposição de conhecimentos aos níveis de ensino de sua atuação.
  • Habilitar o/a professor/a a refletir sobre o uso das novas tecnologias de comunicação de modo que elas se constituam em facilitadores do processo de ensino-aprendizagem.

 

  • PERFIL PROFISSIONAL DO(A) EGRESSO(A)

O/a egresso/a da Licenciatura em Letras está capacitado/a a trabalhar no ensino de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas na Educação Básica, partindo de uma visão de língua e de literatura como elementos de desenvolvimento humano e de integração social e cultural.

Com pleno conhecimento de tais línguas e de suas literaturas, e apto/a a refletir criticamente sobre elas, o/a egresso/a atua como agente de formação de leitores/as críticos/as e competentes, capazes de agir como cidadãos/ãs dentro da complexidade do sistema da cultura em que se inserem. É consciente das questões relacionadas à diversidade linguística e capaz de intervir, por meio da linguagem, em um amplo espectro cultural e social.

Sua atuação, mediada pela formação pedagógica, em consonância com a atual estrutura educacional brasileira, e pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), também se estende à área editorial, na idealização e produção de conteúdos literários, paradidáticos e didáticos, tanto impressos quanto digitais.

 

 

Estrutura Curricular: Clique aqui.

Itinerário Formativo: Clique aqui.

Projeto Pedagógico do Curso: Clique aqui

Organização Didática dos Cursos de Graduação do IFSP: Clique aqui

Projeto Pedagógico do Curso 2023: Clique aqui

Resolução que aprova o curso: Clique aqui

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página