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LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

 

        

 

BIBLIOGRAFIA

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

Língua Portuguesa I – Leitura e Produção Textual I

Língua Inglesa I

Introdução aos Estudos Linguísticos

Letramentos

Introdução aos Estudos Literários

Fundamentos da Educação

 

Diversidade e Ensino de Línguas

Estudos Linguísticos I – Fonética e Fonologia

Literaturas em Língua Portuguesa I

Língua Portuguesa II – Leitura e Produção Textual II

Língua Inglesa II

História da Educação

 

3º SEMESTRE 4º SEMESTRE

Língua Portuguesa III – Escrita e Oralidade

Língua Inglesa III

Literaturas em Língua Portuguesa II

Literatura Infantil

Estudos Linguísticos II – Morfologia

Língua Brasileira de Sinais I

Política e Organização da Educação Brasileira

Educação em Direitos Humanos

Língua Inglesa IV

Literatura Juvenil

Língua Portuguesa IV – Linguística Textual

Língua Brasileira de Sinais II

Literaturas em Língua Portuguesa III

Estudos Linguísticos III – Sintaxe

Psicologia da Educação

 

5º SEMESTRE 6º SEMESTRE

Língua Inglesa V

Estudos Linguísticos IV – Semântica e Pragmática

Literaturas em Língua Portuguesa IV

Literatura em Língua Inglesa I

Língua Portuguesa V – Análise Sintática

Fundamentos da Educação Profissional e de Jovens e Adultos

Didática

 

Literaturas Africanas em Língua Portuguesa

Literaturas em Língua Portuguesa V

Literaturas em Língua Inglesa II

Língua Inglesa VI

Língua Portuguesa VI – Sociolinguística

Metodologia e Prática de Ensino em Língua Portuguesa

7º SEMESTRE 8º SEMESTRE

Literaturas em Língua Portuguesa IV

Língua Inglesa VII

Literaturas em Língua Inglesa III

Educação Literária e Ensino de Literatura

Língua Portuguesa VII – Psicolinguística

Metodologia e Prática do Ensino de Língua Inglesa

 

Diálogos da Literatura Brasileira com a Hispanoamericana

Língua Inglesa VIII

Materiais Didáticos, Avaliação e Tecnologias no Ensino de Língua Inglesa

Língua Portuguesa VIII – História da Língua Portuguesa

Educação Inclusiva

Materiais Didáticos e Avaliação em Língua Portuguesa

Literaturas em Língua Inglesa IV

 

BIBLIOGRAFIAS CITADAS NO PPC DISPONÍVEIS NA WEB

REFERÊNCIAS DISCIPLINAS SEM LINK
MARFAN, Marilda Almeida (Org.). Congresso brasileiro de qualidade na educação: formação de professores: educação ambiental. Brasília: MEC, 2002. Fundamentos da Educação 1 acesse
DIRETRIZES curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino da história afro-brasileira e africana. Brasília: [MEC], 2004. Fundamentos da Educação 1 acesse
PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. São Paulo: UFSCar, UNESP, USP. 2006- . ISSN 2177-580X online version. Semestral. Fundamentos da Educação 1 acesse
LANGUAGE LEARNING & TECHNOLOGY (LLT). Mānoa: University of Hawai'i. 1997- . ISSN 1094-3501 online version. Quarterly. Língua Inglesa II 2  acesse 
Língua Inglesa VII 7
APPLIED LINGUISTICS RESEARCH JOURNAL (ALRJOURNAL). İstanbul: KARE Publishing. 2017-. ISSN 2651-2629 online version. Bimonthly. Língua Inglesa III 3 acesse
LITERATURA Infantil (1880-1910). Orientador: Marisa Lajolo. 2001. Trabalho de Conclusão da Disciplina Literatura Brasileira III (Curso de Letras) -- Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002. Literatura Infantil 3 acesse
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BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.  Brasília, DF: Presidência da República, 1990. Política e Organização da Educação Brasileira 3 acesse
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Política e Organização da Educação Brasileira 3 acesse
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais da educação básica. Brasília: MEC: SEB: DICEI, 2013. Política e Organização da Educação Brasileira 3 acesse
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, DF: Presidência da República, 2008. Política e Organização da Educação Brasileira 3 acesse
BRASIL. Ministério da Educação.Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1, de 17 de junho 2004. Institui diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: MEC, 2004. Política e Organização da Educação Brasileira 3 acesse
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1999. Política e Organização da Educação Brasileira 3 acesse
VAMOS cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: MEC: Ministério do Meio Ambiente: UNESCO, 2007. Política e Organização da Educação Brasileira 3 acesse
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Língua Inglesa VIII 8
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PACHECO, Eliezer (Org.). Perspectiva da educação profissional técnica de nível médio: proposta de diretrizes curriculares nacionais. São Paulo: Moderna, 2012. Fundamentos da Educação Profissional e de Jovens e Adultos 5 acesse
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bahia: UNEB. Grupo de Pesquisa Cultura, Currículo e Políticas na Educação de Jovens e Adultos (CULT-EJA). 2013- . ISSN 2317-6571. Semestral. Fundamentos da Educação Profissional e de Jovens e Adultos 5 acesse
[FERNANDES, Cláudia de Oliveira; FREITAS, Luiz Carlos de.];  BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do. (Orgs.). Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília: MEC, 2007. Didática 5 acesse
SANKOFA (São Paulo). São Paulo: USP. 2008- . ISSN: 1983-6023. Semestral. Literaturas Africanas em Língua Portuguesa 6 acesse
MACEDO, J. R. (Org.). Desvendando a história da África. Porto Alegre: UFRGS, 2008. ISBN 9788538603832. Literaturas Africanas em Língua Portuguesa 6 acesse
COLEÇÃO História geral da África. Brasília: UNESCO: Secad/MEC: UFSCar, 2010. 7 v. Literaturas Africanas em Língua Portuguesa 6 acesse
VICENTE, Adalberto Luis; JUNQUEIRA, Renata Soares (Org.). Teatro, cinema e literatura: confluências. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. ISBN 9788579835643. Literaturas em Língua Inglesa II 6 acesse
INTERNATIONAL JOURNAL OF ENGLISH LANGUAGE TEACHING (IJELT). Gillingham: European Centre for Research Training and Development. 2013 -. ISSN 2055-0839 online version. Língua Inglesa VI 6 acesse
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A EDUCAÇÃO especial na perspectiva da inclusão escolar. Brasília, DF: MEC, 2010. 10 v. ISBN 978856033129. Educação Inclusiva 8 acesse
DECLARAÇÃO de Salamanca: sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Brasília, DF: MEC, [1994]. Educação Inclusiva 8 acesse 
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, DF: MEC/SICADI, [200-]. Educação Inclusiva 8 acesse
BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Brasília, DF: Presidência da República, 2009. Educação Inclusiva 8 acesse
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações para implementação da política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, DF: MEC, 2015. Educação Inclusiva 8 acesse
MELO, Elisabete Amorim de Almeida. Livros paradidáticos de língua portuguesa para crianças: uma fórmula editorial para o universo escolar. Orientadora: Norma Sandra de Almeida Ferreira. 2004. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004. Materiais Didáticos e Avaliação em Língua Portuguesa 8 acesse
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: MEC, [2018]. Metodologia e Prática de Ensino em Língua Portuguesa 6 acesse
Educação Literária e Ensino de Literatura 7

 

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