Ir direto para menu de acessibilidade.
  • YouTube
Início do conteúdo da página

Terceiro dia – Tecnologia, Sustentabilidade, Futuro e Encerramento

Escrito por Cris Viveiros | Publicado: Quarta, 12 de Novembro de 2025, 15h02

O terceiro e último dia da 22ª SNCT do IFSP Pirituba seguiu com uma programação que combinou tecnologia, ciência, sustentabilidade e práticas formativas, reafirmando o compromisso do IFSP Pirituba em promover experiências de aprendizagem conectadas com os desafios contemporâneos.


Palestra - Centro de Distribuição Amazon

Na sexta-feira (24), a programação começou às 9h, no auditório, com a palestra “Por dentro de um Centro de Distribuição da Amazon”, ministrada pelo ex-aluno do IFSP Pirituba, formado nos cursos de Logística e Administração e, atualmente, estudante de Processos Gerenciais no SENAC, Pedro Victor Flor Mendes,

Profissional da área de Logística com vivência em centros de distribuição de e-commerce, Pedro apresentou os bastidores da operação da Amazon, destacando como tecnologia, planejamento e inovação se unem para garantir eficiência e agilidade na cadeia de suprimentos.

Imagem 1
 
Imagem 2
 
 
  ? Mais fotos  AQUI

Palestra - Palestra: Empresas, Cultura e Sucessão na Liderança 

Em seguida, às 11h, no auditório, ocorreu a palestra “Empresas, Cultura e Sucessão – Na Liderança, as Gerações Nativas”, ministrada por Stefarss Stefanelli, CEO e fundadora da CULC, uma startup brasileira de tecnologia (HR Tech) especializada em cultura organizacional e gestão de pessoas, com uma proposta inovadora. A empresa desenvolve soluções digitais que ajudam organizações a medir, compreender e fortalecer sua cultura interna, conectando pessoas, tecnologia e propósito. Por meio de dados, inteligência artificial e experiências de aprendizagem, apoia empresas na construção de ambientes de trabalho mais colaborativos, engajados e alinhados aos valores corporativos, antecipando as transformações do futuro do trabalho e o movimento do nomadismo profissional. Em sua exposição, Stefanelli levou o público a refletir sobre o comportamento da Geração Z e os processos de transição e sucessão de lideranças nas empresas e grandes organizações.  

Palestra no auditório
Palestra Empresas, Cultura e Sucessão

 ? Mais fotos  AQUI


Exposição - Uso de software para análise qualitativa de dados.

Às 15h, ocorreu a palestra online “Uso de Software para Análise Quantitativa de Dados”, ministrada pela professora Bárbara Galleli, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e acompanhada por participantes de diversos campi do IFSP. Com mais de dez anos de atuação em temas como desenvolvimento sustentável, gestão responsável, ESG e educação para a sustentabilidade, Galleli compartilhou suas experiências e reflexões sobre o uso de ferramentas digitais aplicadas à pesquisa. O encontro atraiu alunos do campus interessados em investigação científica, que interagiram ativamente com perguntas e comentários ao longo da apresentação.


Roda de Conversa Justiça Climática

 Encerrando a programação da tarde, a Roda de Conversa “Justiça Climática e os desafios de superar as desigualdades na Região Noroeste” reuniu reflexões urgentes sobre meio ambiente, território e equidade social. O encontro contou com a presença de Matheus Maciel, Diretor Administrativo do Instituto Redes para o Desenvolvimento, coordenador do Fórum de Políticas Públicas da Região Noroeste e articulador social voltado à Economia Popular Solidária, e de Carlos Cordeiro, economista, conselheiro e coordenador da Comissão de Economia Solidária do Corecon-SP, além de coordenador do Metrópoles Observatório Social e diretor da Contraf.

A conversa promoveu um debate rico sobre os impactos sociais da crise climática e os caminhos possíveis para uma transição justa, pautada na solidariedade, inclusão e sustentabilidade. O público foi convidado a refletir sobre o papel das políticas públicas e das iniciativas comunitárias na construção de uma região mais resiliente e igualitária.

 ? Mais fotos  AQUI


Palestra - Relato de experiência Crossing Border

Às 19h30, no auditório, ocorreu a palestra “Relato de Experiência – Crossing Border Education na Formação de Life Skills da Comunidade do IFSP Pirituba”, com o embaixador do programa Crossing Borders, Bruno Diniz que falou sobre suas experiências internacionais e apresentou estratégias voltadas ao desenvolvimento de competências socioemocionais no ambiente acadêmico.

Diniz relatou sobre as ações realizadas junto com o grupo de professores do GITES do IFSP Pirituba, quando ele conduziu uma série de workshops com estudantes do curso técnico em Redes de Computadores Integrado ao Ensino Médio e do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do campus. E enfatizou que o foco, nessas experiências, é o aprimoramento da comunicação empática e o fortalecimento de uma cultura de diálogo entre diferentes gerações, promovendo o desenvolvimento das chamadas life skills — habilidades essenciais para a vida pessoal e profissional.

Para saber mais sobre GITES, acesse:
Portal PTB - Café com GITES: Estudantes de TADS apresentam projetos de extensão alinhados aos ODS da ONU


Final da seletiva - GITEShark - CICLO 1 - 2025 - marando o final semana

Às 21h, o público permaneceu no auditório para acompanhar a final do GITEShark – Ciclo 1 – 2025, conduzida pelo professor Felipe Basile e voltada aos estudantes do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS).

Com a presença da diretora-geral do campus, Patrícia Horta, e de parceiros da empresa Cisco Systems e do programa Crossing Borders, que prestigiaram os estudantes e reforçaram o compromisso com uma formação integral e inovadora, o momento marcou o encerramento das atividades do dia e da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFSP Campus São Paulo Pirituba. A final também representou a conclusão de três dias de intensa jornada de apresentações e avaliações, com a seleção dos quatro melhores projetos entre os trabalhos apresentados nos dias 22, 23 e 24 de outubro.

Inspirado em um formato de avaliação colaborativa, o GITEShark convida parceiros tecnológicos externos a analisarem os projetos, oferecendo devolutivas, sugestões e reconhecendo potencialidades. O nome do evento faz alusão à dinâmica envolvente e desafiadora das apresentações, em que cada grupo defende sua proposta diante de uma banca avaliadora — uma verdadeira experiência de imersão em inovação, pesquisa e prática profissional.

Referente ao Ciclo 1 de 2025, o evento tem como propósito apresentar à comunidade soluções tecnológicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estimulando o pensamento crítico, a criatividade e a responsabilidade social.

Mais do que uma competição, o GITEShark se consolida como um espaço de aprendizagem, integração e inspiração, unindo ensino, pesquisa e extensão — e reafirmando o papel do IFSP Pirituba como um ambiente de construção coletiva do conhecimento e de incentivo ao protagonismo estudantil, valores que se fizeram presentes em toda esta 22ª SNCT.

 ? Mais fotos  AQUI

 

Palestra no auditório
Palestra no auditório

FIM


 

 

?  Todas as fotos e vídeo dos três dias de evento, acesse AQUI

Voltar à página inicial

Fim do conteúdo da página