22ª SNCT
Seja bem-vindo e bem-vinda!
oda de conversa
Um Convite
Há mais de duas décadas, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) envolve milhares de pessoas em todo o Brasil, fortalecendo os laços entre ciência, educação e sociedade.
Em 2025, o Campus São Paulo Pirituba do IFSP se junta novamente a essa iniciativa, convidando estudantes, servidores e a comunidade em geral a participarem e refletirem sobre o tema da edição deste ano:
“Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou no dia 23 de abril o tema da 22ª edição da SNCT. Você sabia que os oceanos cobrem cerca de 70% da superfície da Terra e concentram mais de 97% de toda a água do planeta? Pois é, esses gigantes azuis são fundamentais para regular o clima, fornecer alimentos, movimentar a economia e influenciar a saúde de milhões de pessoas — inclusive daqueles que vivem longe do litoral.
Essa compreensão, conhecida como cultura oceânica, vai além do conhecimento técnico: é enxergar os oceanos como parte essencial da vida no planeta e do cotidiano de cada um de nós, ressaltando a importância da preservação, do uso sustentável e da conscientização ambiental.
Pelo visto, esse tema e edição da SNCT-2025 promete ser muito interessante.
Venha, participe e enriqueça o evento!
É o recado da C omissão Organizadora para você.
Sobre a SNCT
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é o maior evento de popularização da ciência do Brasil. Criada em 2004, chega em 2025 à sua 22ª edição, celebrando duas décadas de história, em que já contou com mais de um milhão de participantes em todo o país e cerca de cem mil visitantes por edição em Brasília. Com ações presenciais e digitais em todos os estados, a SNCT promove o acesso democrático ao conhecimento, estimula a curiosidade científica e integra escolas, universidades, institutos de pesquisa, museus, empresas, governos e sociedade civil.
O evento é coordenado nacionalmente pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES) do MCTI, por meio de seu Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica. A organização da Semana também conta com a participação de governos estaduais e municipais, instituições de ensino e pesquisa e entidades ligadas à ciência e tecnologia.
Atualmente, colaboram com a realização do evento universidades, instituições de pesquisa, escolas públicas e privadas, institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T, entre outros. Qualquer pessoa interessada pode participar; todavia, o público-alvo central são estudantes da educação básica e suas famílias, além de professores, pesquisadores, divulgadores científicos e organizadores de feiras, olimpíadas e outras atividades de popularização da ciência.
Em 2025, a SNCT traz como tema nacional: “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, convidando todos a refletirem sobre a importância dos oceanos, a preservação dos recursos hídricos e os desafios das mudanças climáticas para um futuro sustentável.
📌 PARTICIPAÇÕES DO CAMPUS SP PIRITUBA NAS EDIÇÕES ANTERIORES
- 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
- 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
- 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
- 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
- 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
🌐 Para saber mais sobre a 22ª SNCT em nível nacional, acesse AQUI
📅 PROGRAMAÇÃO
Saiba Mais
Abertura da 22º SNCT do Campus São Paulo Pirituba
Convidado: Eng. Luiz Fernando Maciel Oliva
Palestra: Programas Ambientais do Porto de Santos
Dia 22/10 (quarta-feira), às 10 horas - Local: Auditório = C17
Luiz Fernando Maciel Oliva é Gestor Ambiental da Autoridade Portuária de Santos, com experiência na condução dos Programas Biológicos e Físico-Químicos do complexo portuário, incluindo Resíduos Sólidos, Qualidade da Água, Qualidade do Ar, Áreas Contaminadas, Gerenciamento Ambiental de Dragagem, Biota Aquática e Biota Terrestre. Formado em Engenharia Ambiental, com especialização em Gestão Ambiental Portuária e em Gerenciamento de Áreas Contaminadas, atuando há 15 anos em atividades de controle, fiscalização e monitoramento ambiental.
Palestra: Inteligência Artifical - hype ou realidade?
Vinícius Esteves Pacheco, aluno do curso de Pós-graduação em Gestão de Projetos do Campus SP Pirituba, tecnólogo em Gestão em Sistemas de Informação pela Uninove. Cursando, também, Pós-graduação em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais, além do curso de extensão em Gestão de Experiência do Cliente e Inovação - ambos pela Faculdade do Comércio.
Possui 6 anos de experiência de atendimento e suporte técnico em empresas de varejo e indústria e 9 anos como instrutor de cursos livres. Atuou nas empresas Instituto da Oportunidade Social, A Casa do Viajante, Kingstar Colchões, ASICS e Kron Digital.
Possui certificado de curso livre de palhaço fornecido pela ONG Canto Cidadão.
Também atuou como voluntário em cursos de informática básica na Igreja Batista Betel.
Campeonato de Xadrez
Dia 22/10 (quarta-feira), às 13 horas - Local: Sala B0
Inscrições: até 20 de outubro
Formulário de Inscrição: acesse AQUI
Roda de conversa:
Racismo Ambiental e Seus Impactos nas Populações Vulnerabilizadas
Gabriela Alves é Cientista e Urbanista Social, Diretora do Instituto Perifa Sustentável, Fundadora do Gota do Oceano, Estrategista de rua e TEDX Speaker.
Mahryan Sampaio é Internacionalista, Diretora do Instituto Perifa Sustentável, Presidenta do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental e Embaixadora da Juventude da ONU.
Dia 22/10 (quarta-feira), às 19 horas - Local: Sala B01
Inscrições: https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/15555/
Segunda roda de poesia do ano acontecerá
Sintam-se convidados!
Será uma roda de poesia aberta a todos e todas!
Venham sentir o impacto da palavra, da arte marginal!
Dia 23/10 (quinta-feira), às 14h, Sala B04
@slam.rubi7
Sarau - "Juntos e Misturados"
Será um momento para compartilhar o que cada um tem no coração e quer dar visibilidade.
Organização. Profa. Frida
Dia 23/10 (quinta-feira), das 18h30min às 21h, no pátio
Inscrições: até 17 de outubro
Formulário de Inscrição: acesse AQUI
ou por meio do QRcode da imagem
Dúvidas, procurem a Profa. Eufrida
Palestra Projeto Melipotec – A Criação de um Meliponário como Prática Pedagógica
Professor Milton César Rodrigues
É Professor de Nível Médio Técnico no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (desde 2014) na Etec Pirituba e Etec Jaraguá, atuando, também, como professor substituto para cursos superiores no Instituto Federal de São Paulo - Campus Pirituba.
Dia 23/10 (quinta-feira), das 14h, Auditório - C17
Roda de conversa:
Justiça Climática e os desafios de superar as desigualdades na Região Noroeste
Matheus Maciel - Diretor Administrativo do Instituto Redes para o Desenvolvimento, coordenador do Fórum de Políticas Públicas da Região Noroeste e articulador social com foco na Economia Popular Solidária.
Carlos Cordeiro - Economista, conselheiro e coordenador da Comissão de Economia Solidária do Corecon-SP, coordenador do Metrópoles Observatório Social e diretor da Contraf.
Dia 24/10 (sexta-feira), às 13h30min - Local: Auditório C17
Inscrições: https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/15556/
Os representantes do agente de integração de estágio NUBE prestigiarão a SNCT com a presença deles no campus, realizando a ação de cadastramento dos estudantes interessados em estagiar.
Você, estudante de qualquer curso do IFSP Pirituba, aproveite a oportunidade!
Dia 24/10 (sexta-feira), a partir das 08h - Local: Pátio
📝 INSCRIÇÕES
INSCRIÇÕES PARA O EVENTO
Você deseja participar do evento assistindo às palestras para se atualizar sobre ensino, ciência e tecnologia? Então venha com a gente!
Período de Inscrições: 25/09 a 24/10/2025
Público-alvo: Comunidade do IFSP e público em geral interessado em ensino, ciência e tecnologia.
Para se inscrever clique AQUI
📝 SUBMISSÃO DE TRABALHOS E PROPOSTAS DE ATIVIDADES
SUBMISSÕES: TRABALHOS / ATIVIDADES
Estão abertas as inscrições de trabalhos e de propostas de atividades a serem realizadas na SNCT/2025 do IFSP/PTB
Período de inscrição: de 25/09 a 10/10/2025
Os trabalhos deverão ser submetidos preenchendo os itens a seguir:
1) Formulário de Inscrição de Trabalhos, acesse AQUI
2) Inscrição no evento na modalidade “Apresentação de Trabalhos”, acesse AQUI
PROPOSTAS DE ATIVIDADES
Já as propostas de palestras, mesas-redondas, oficinas e minicursos, os interessados devem preencher:
1) Formulário de Inscrição de Proposta de Palestras, Mesas-Redondas, Oficinas e Minicursos, acesse AQUI
Atenção!
Os formulários de inscrição são simples e não há necessidade de envio de resumo ou trabalho completo neste momento inicial.
Caso seja selecionado (a), a sua apresentação deverá seguir o modelo do tema da semana, fornecido pela comissão:
📌 Para acessar o modelo configurado corretamente - clicar em arquivo, baixar modelo.
Em caso de dúvidas, envie e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
📧 CONTATOS
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
👥 COMISSÃO ORGANIZADORA
Presidente
Carolina Aparecida de Freitas Dias
Subcomissão 1 - Comunicação:
Cristiane Rodrigues de Viveiros Silva
Patrícia Cardoso de Oliveira
Subcomissão 2 - Divulgação Externa e Parcerias
Luciano Henrique Trindade
Patrícia Cristiane Santana da Silva
Wilian Ramalho Feitosa
Subcomissão 3 - Organização, Logística do Evento
Alan Marques da Silva
Fabio Nelson da Silva
Guilherme Tadeu Ferreira da Silva (estudante)
Isabella Gomes Dore de Souza (estudante)
Nathalia Carvalho de Araujo (estudante)
Nathasha Ayeska Silva (estudante)
Nuemis Francisco
Rafaele Barbosa da Silva Matos (estudante)
Renato Bellotti Senicato
Subcomissão 4 - Organização das Apresentações de Trabalho
Alexandre José Romagnoli
Emanoel Fabiano Menezes Pereira
Subcomissão 5 - Organização de Eventos Artísticos e Culturais
Alexandre Machado Rosa
Eufrida Pereira da Silva
Subcomissão 6 - Gestão da Informação e Registros
Joana Angélica Valério Casaes
Luiz Roberto Albano Junior
Miriam Regina Chinen Maisatto
Rayane Melo Farias (estudante)
|
A SNCT do Campus SP Pirituba é um evento gratuito, aberto a todos público interessado em ensino, ciência e tecnologia, conforme a programação e disponibilidade de vagas para cada atividade |



